Inicial | Mapa do Site | Expediente |Fale Conosco
 

 

 

Med. Vet. João Carlos de Campos Pimentel (Texto adaptado)

jccpimentel@cati.sp.gov.br

 

Saibro: produto resultante da decomposição incompleta de rochas graníticas, formando uma mistura de material fino e grosseiro.

 

Sangradouro: dreno controlado para manutenção da linha d´água, dispositivo utilizado para desviar a água.

 

Sarjeta: área relativa aos bordos da pista de rolamento das estradas e destinada à condução das águas superficiais que contribuem a sua plataforma.

 

Seção transversal: para fins de projeto geométrico, representa o alinhamento superficial que conforma transversalmente o eixo à estrada - incluíndo a pista de rolamento, acostamento onde houver, plataforma e taludes, - até a interseção com terreno natural. Resulta da interseção de um plano vertical perpendicular ao eixo, com a superfície do corpo estradal contido entre os limites da terraplanagem.

 

Seção transversal tipo: seção transversal constante, empregada repetitivamente em trechos contínuos de estradas ou trechos destas.

 

Seção de vazão: área útil de escoamento dos dispositivos de drenagem, superficiais, correntes ou especiais (pontes e pontilhões).

 

Secundinas: placenta e membranas que ficam na mes após o parto.

 

Sedimentos: depósitos formados por detritos carreados por um fluxo de água ou vento.

 

Segregação: processo de separação dos materiais.

 

Septoriose: doença fúngica que danifica as folhas, causando masnchas necróticas escuras, que podem se romper e cair. Comum na salsa.

 

Sirfídeo: São um grupo de moscas que contém cerca de seis mil espécies. Quando na fase de larvas, algumas espécies se alimentam de outros insetos, caso em que são úteis no controle biológico de pragas. A maioria dos sifídeos predadores se alimenta de pulgões, mas na cultura da goiaba há espécies cujas larvas são esverdeadas, que predam os psilídeos da goiabeira. Alguns sirfídeos adultos possuem se corpo colorido de amarelo e preto e, por isso, se parecem com as moscas-das-frutas. Eles se deferenciam das moscas-das-frutas, porque as asas destas também são manchadas ccom esses cores , enquanto que os sirfídeos têm asas transparentes. Além disso, são excelentes voadores e costumam pairar no ar cpmo as mutucas, enquanto que as moscas-das-frutas não têm essa capacidade.É comum pousarem nas pessoas em busca do sal do suor.
Para que consigam produzir ovos, dos quais eclodirão as larvas que predarão os psilídeos, os sirfídeos adultos precisam de néctar e pólen; daí a importânciada presença de plantas produtoras de flores no pomar, pois se não encontrarem alimento, eles voarão para outros locais em busca de comida.
Os sirfídeos são considerados importanttes agentes do controle natural de pragas, que é incentivado pela Produção Integrada de Frutas. Aliando sua necessidade de pólen e néctar com sua sensibilidade aos agrotóxicos, pode-se dizer que a presença de sirfídeos em um pomar indica que seu manejo vem sendo conduzido de maneira adequada.(Fonte: Jornal O Sirfídeo - Texto: Eng. Agr. Dr. Valmir Antonio Costa - Centro de Controle Biológico - IB/SAA)

 

Sistema mononuclear-fagocitário: parte integrante do sistema de defesa do organismo.

 

Solapamento: fenômeno que ocorre nas obras de arte, quando se desenvolve um processo erosivo em suas bases, provocando a sua ruptura.

 

Solo granular: solo resultante da decomposição de rochas quartzosas onde a presença de materiais

 

Solo vegetal: solo resultante da decomposição de matéria orgânica, geralmente de cor escura.

 

Subleito: maciço teoricamente infinito que serve de fundação a uma estrada.

 

Superelevação: declividade transversal em um único sentido da pista que é composta de curvas, com inclinação orientada para o centro(lado interno), com o objetivo de contrabalançar a atuação da aceleração centrífuga.

 

Superlargura: acréscimo total de largura da pista de rolamento, ao longo das curvas de concordância horizontal, para possibilitar a manutenção dos afastamentos transversais necessários entre veículos em movimento, em condições de segurança.