17/10/2017 08:00

Acesse o video

Os agricultores da Cooperativa Agroindustrial da Associação Paulista dos Produtores de Caqui (APPC), do município de Pilar do Sul, na região de Sorocaba, estão com motivos de sobra para sorrir. No dia 14 de outubro, o secretário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), Arnaldo Jardim, e o coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Joao Brunelli Júnior, entregaram um packing house que servirá para a seleção e embalagem de frutas, melhorando a logística de distribuição dos produtos da organização rural, que tem como foco a fruticultura. O empreendimento teve um investimento total de R$ 1.040.872,48, sendo R$ 728.610,74 apoiados pelo Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, com uma contrapartida de R$ 312.261,74 por parte da Cooperativa. Ao todo, 38 agricultores foram beneficiados.

Com 17 anos de existência, a Cooperativa Agroindustrial APPC iniciou suas atividades como Associação de Caqui, em 2000. Em 2012, os associados do núcleo de Pilar do Sul fundaram a Cooperativa Agroindustrial APPC, com o objetivo de realizar a comercialização de seus produtos. Atualmente, a organização rural representa um grupo de produtores rurais – a maioria descendentes de imigrantes japoneses – com foco na produção de frutas, como uvas, atemoias, ameixas, nêsperas, pêssegos, lichias, entre outras.

Em 2016, a Cooperativa Agroindustrial APPC foi beneficiada na quinta Chamada Pública do Projeto. À época, os cooperados adquiriram um packing house de frutas e um caminhão-baú, além de adequação de uma unidade para processamento, equipamentos para classificação, embalagem e armazenamento de frutas e construção de duas câmaras-frias, no valor total de R$ 1.154.953,00. Com vocação para o futuro e desejo de almejar novos mercados, os cooperados foram novamente beneficiados, desta vez na sexta Chamada Pública, adquirindo um novo packing house, uma câmara frigorífica e um túnel californiano (equipamento que permite o resfriamento das frutas), que foram entregues no último dia 14 de outubro.

O secretário Arnaldo Jardim enfatizou a relevância do Projeto Microbacias II para a agricultura paulista. “A conquista de um packing house garante a motivação dos nossos produtores rurais e isso muda a vida do agricultor”, destacou. “São medidas que emancipam os produtores rurais e permitem que eles caminhem com as próprias pernas, aumentando sua produtividade, além de gerar emprego e renda. O governador Geraldo Alckmin é um admirador desse Projeto” disse.

Para o presidente da Cooperativa Agroindustrial APPC, Carlos Akira Morioka, o packing house só tem a contribuir com os cooperados. “Esse empreendimento é de suma importância, pois os cooperados poderão se dedicar à produção de frutas, ao passo que, no galpão, faremos a seleção para mantermos o padrão das frutas”, disse. “Sem a CATI, jamais conseguiríamos avançar com a qualidade e rapidez que avançamos”, concluiu o presidente. Corroborando a opinião de Morioka, o produtor Milton Oda afirma que poderá direcionar seus investimentos na produção. “O packing house permite eficiência no que diz respeito à comercialização. Dessa forma, posso direcionar meu investimento na produção”, afirmou.

Mauro Castellani e Luiz Proença, diretor da CATI Regional Sorocaba e responsável pela Casa da Agricultura de Pilar do Sul, respectivamente, disseram que auxiliaram a Cooperativa na elaboração da Proposta de Negócio, o que permitiu que a organização rural recebesse os incentivos do Projeto a fim de trabalhar de forma sustentável. A CATI Regional Sorocaba possui 22 projetos integrantes do Microbacias II – Acesso ao Mercado.

Para o coordenador da CATI, João Brunelli Júnior, o sucesso de uma organização rural depende da forma como ela é gerida. “O Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado chega em sua fase final, que é a da implantação dos negócios. Sabemos que o sucesso vem com o tempo, a partir do momento em que eles consigam usufruir da infraestrutura da forma correta, bem como a identificação de novos mercados”, explicou o coordenador da CATI, concluindo que “quanto mais transparente for a gestão, maiores são as chances de sucesso”.

Estradas rurais

Durante o evento de entrega do packing house, Arnaldo Jardim anunciou o repasse de R$ 300 mil para recuperação de trechos de estradas rurais em dois bairros de Pilar do Sul: Barra e Ilha. “Os recursos vão garantir a recuperação dos trechos e a consequente melhora no escoamento da produção agrícola do município”, afirmou o titular da pasta.

Vinícius Agostini - Jornalista - Centro de Comunicação Rural (Cecor/CATI)

© Copyright 2017 - CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Todos os direitos reservados.