23/01/2018 09:00

Um dos principais municípios produtores de café do Brasil no século XX, Pirajuí terá sua produção agropecuária alavancada com os investimentos do Governo do Estado de São Paulo entregues pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, no último sábado, 20 de janeiro, a duas entidades - a Cooperativa Agrícola da Média Noroeste (Cocap) e a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Vitória de Pirajuí (Aspravi). A expectativa é que as melhorias aumentem em até 50% a lucratividade dos agricultores.

São equipamentos, veículos e insumos adquiridos via Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado, executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) da Secretaria. Ao todo, o governo paulista investiu R$ 718.642,15 nas duas cooperativas – beneficiando 46 agricultores.

No caso da Aspravi, o aumento na lucratividade deve chegar a 50% com os novos equipamentos porque poderá escoar melhor sua produção – além de contar com infraestrutura de produção em estufa nas propriedades. Já a Cocap espera que seu lucro aumente em até 20% com a nova estrutura.

“Estamos aqui hoje concluindo uma entrega de uma inciativa que tem nos permitido transformar a agricultura paulista, que é o Microbacias II. O governador Geraldo Alckmin é um entusiasta disso e sabe da importância de apoiar o pequeno produtor e o agricultor familiar e reforçar o associativismo e o cooperativismo”, lembrou Arnaldo Jardim.

A Cocap recebeu a reforma da estrutura de cobertura do barracão de armazenamento de café beneficiado e adquiriu, por meio da Proposta de Negócio na sexta Chamada Pública, reforma completa do telhado, transportador mecânico de correia (utilizado para transportar o saco de café do chão e poder colocá-lo, por exemplo, em cima de um caminhão que fará o transporte da carga), além de projeto técnico de construção civil e assessoria para elaboração do Plano de Negócio.

“Nosso trabalho ficou melhor desde a porteira até aqui na Associação porque foi tudo reformado. Dá até gosto de ver tanta melhoria e muito mais vontade de trabalhar. Esses benefícios vieram em uma hora muito boa porque estamos nos reestruturando. Graças a Deus tivemos essa ajuda do Governo do Estado de São Paulo”, agradeceu o presidente da Cocap, Luiz Ricardo Fazião, pecuarista e produtor de hortifrúti e café.

Discurso ratificado pelo funcionário da entidade Nilson Zamboti: “essa entrega melhorou muito meu dia-a-dia de trabalho. O produtor merece ter uma atenção dessas”.

A Aspravi foi beneficiada na sexta Chamada Pública com a melhora no escoamento da produção e aquisição de equipamentos, caminhão com carroceria, microtrator, pulverizadores e assessoria para elaboração do Plano de Negócios. O valor total do projeto é de R$ 226.490. Também via Microbacias II, a entidade conseguiu a readequação de 8,57 quilômetros de estradas rurais em quatro trechos de quatro vias do Bairro Água Quente, totalizando R$ 353.156 em investimentos.

“Tenho certeza de que as pessoas que estão aqui sabem o que a agricultura representa para o Brasil e, felizmente, no estado de São Paulo temos um secretário como o Arnaldo Jardim”, elogiou Wandão Grejo, vice-prefeito de Pirajuí.

Hélio Filho - Jornalista - Assessoria de Comunicação (SAA)

Fotos João Luiz

© Copyright 2018 - CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Todos os direitos reservados.