23/01/2018 12:00

A Associação dos Produtores Rurais do Município de Sud Mennucci teve seu cotidiano transformado com os benefícios oferecidos pelo Governo do Estado de São Paulo, entregues pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, no sábado, 20 de janeiro. O total investido foi de R$ 1.039.849,41 para beneficiar 24 pequenos produtores via Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado, executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Pasta.

A entidade garantiu a implantação de um packing house e adquiriu, por meio da Proposta de Negócio na segunda Chamada Pública, seladora manual e à vácuo, picotadeira, multiprocessador de alimentos, lavadora, impressora, descascador, centrífuga, carros para transporte de caixas, caixas plásticas e balanças.

Itens que deixaram melhor o trabalho da produtora Eunice de Almeida, que enquanto lava o cheiro verde a ser vendido pela entidade conta que “ficou muito bom agora. Eu consigo fazer as coisas mais rápido e é mais fácil, além de conseguir faturar um dinheirinho a mais, o que é o mais importante”.

Além dos equipamentos, a CATI também capacitou as mulheres da entidade com curso de geração de renda que ensinou fabricação de produtos altamente comercializáveis como geleias saborosas que são sucesso de vendas.

Um incentivo reconhecido pelo presidente da Associação, Roberto Garcia, para quem “o Microbacias II veio alavancar os pequenos produtores. Foi muito bom para a agricultura familiar. Só tenho a agradecer ao secretário Arnaldo Jardim e ao governador Geraldo Alckmin, além da Cati, que nos deu todo o apoio que precisávamos para chegar até aqui e realizar esse sonho”.

Um sonho muito real e motivo de orgulho para o prefeito de Sud Mennucci, Julio Cesar Gomes. “Aqui nesta associação as coisas acontecem de verdade, tudo o que eles produzem é vendido, não fica nada no estoque”, contou, completando que “o orçamento da nossa prefeitura é muito pequeno para realizar as coisas no município, por isso nós precisamos muito desses programas do Governo do Estado de São Paulo.

O chefe do Executivo municipal destacou ainda que o pequeno produtor é muito importante para a economia municipal, porque o dinheiro ganho por ele com seu trabalho “circula onde ele mora, ele gasta aqui em Sud Mennucci”.

“É uma alegria muito grande estar aqui com vocês em nome do governador Geraldo Alckmin porque aqui boas lições estão sendo dadas. Em um País onde muitas vezes nós temos maus exemplos, de individualismo e disputas, querendo levar vantagem em tudo, aqui nós vemos bons exemplos com esta iniciativa de vocês, que deixaram a lição de que é possível acreditar no cooperativismo e associativismo. Vocês somaram para ser mais fortes”, saudou Arnaldo Jardim.

Hélio Filho - Jornalista - Assessoria de Comunicação (SAA)
Fotos João Luiz

© Copyright 2018 - CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Todos os direitos reservados.