19/02/2018 15:15

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, visitou neste sábado (17), as obras do Entreposto de Pescados da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Itajobi (Appri), em Itajobi.

A estrutura foi obtida por meio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado, do Governo do Estado e beneficiará 25 produtores ligados à associação. No total, foram investidos R$ 1.016.000,00 com recursos do governo paulista e do Banco Mundial.

O objetivo do projeto, que já beneficiou mais de 300 associações e cooperativas é auxiliar os produtores, especialmente os pequenos e médios a agregarem valor à produção agropecuária, gerando emprego e renda no campo.

O secretário Arnaldo Jardim destacou que a aquicultura está crescendo em São Paulo e a Secretaria tem trabalhado para apoiar sua estruturação e fortalecimento como cadeia produtiva, pois há o entendimento da sua importância como fonte geradora de renda e emprego. “Por isso, este projeto da Appri é um passo importante para estabelecimento da piscicultura como alternativa de renda para os seus associados. Apoiar o pequeno produtor é uma orientação do governador Geraldo Alckmin para a Pasta”, avaliou o secretário.

De acordo com o presidente da Associação, João Vandir Aparecido Segundo, a previsão é que a obra esteja concluída em 90 dias e a capacidade será de 3 toneladas de peixes por turno em um dia. “Inicialmente iremos processar uma tonelada de pescado por dia, mas queremos atingir a nossa capacidade máxima em breve, trazendo benefícios e renda para o nosso associado”, disse.

Esse é um complemento da proposta de negócios, que já havia envolvido a entrega de um caminhão com baú isotérmico e caixas para transporte de peixes para a Associação em 30 de março de 2017 (leia clicando aqui).

O projeto Microbacias II é executado pelas Secretarias de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e do Meio Ambiente, por meio da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN).

Paulo Prendes - Jornalista - Assessoria de Comunicação (SAA)
Fotos: João Luiz

Voltar


© Copyright 2018 - CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Todos os direitos reservados.