04/04/2018 08:00

“Ficou bonito demais. A gente tem mais vontade de entregar nossa produção. Se tornou tudo mais sério e profissional, só vai trazer benefício para todos nós.” É assim que a agricultora Aparecida Amaral define, sorridente, ao lado do marido, a estrutura entregue, no dia 29 de março, à Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Novo Horizonte pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

“Se apostarmos na agricultura, o crescimento do País será retomado de forma rápida e com raízes mais consistentes. E vocês, produtores rurais, são a prova de que dará certo, pois perseveraram e atuaram com união e agora têm um patrimônio desse tamanho”, disse Arnaldo Jardim.

A entidade foi beneficiada com recursos do Projeto Microbacias II e recebeu packing house, caixas plásticas e maquinário para o processamento de vegetais – como, por exemplo, uma máquina que pode embalar até 24 bandejas por minuto.

O investimento de R$ 1,1 milhão beneficiará 35 famílias que produzem itens como cenoura, batata, milho, abóbora, couve, alface, cebolinha, salsinha, pepino e repolho. Com condição de processar esses produtos e oferecer mais variedade, a Associação já estuda ampliar o fornecimento, aumentando o número de clientes.

Atualmente, a Associação fornece para a merenda escolar de Novo Horizonte, mas já tem perspectivas de chegar ao prato dos estudantes de São José do Rio Preto e Bauru. “Um empreendimento desse porte mostra o comprometimento e a garra dos associados. Esse é o primeiro passo, o desafio agora é a gestão, conquistar novos mercados, participar dos editais de compras públicas”, lembrou João Brunelli Júnior, coordenador da CATI, órgão que executa o Microbacias II.

“Acreditamos nesse sonho e hoje o estamos realizando. Quero agradecer muito a todos que acreditaram em nós, principalmente o secretário Arnaldo Jardim e o prefeito Toshio Toyota. Muito obrigado”, disse Guilherme Aparecido Green, presidente da entidade.

O prefeito municipal também agradeceu a entrega que fomentará ainda mais a produção do município que administra. “Se isso é realizado hoje em Novo Horizonte é porque há a vontade do governador Geraldo Alckmin e do secretário Arnaldo Jardim, que privilegiaram esse Projeto tão importante. Sem eles, nós não estaríamos inaugurando esse empreendimento.”

Por Hélio Filho - Jornalista (SAA)
Fotos Rodrigo di Carlo (Cecor/CATI)

© Copyright 2018 - CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Todos os direitos reservados.