Parcerias com Orgãos Estaduais


Plano Mais Leite, Mais Renda

Plano de Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira Paulista

Plano de Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira Paulista

 Estudos realizados sobre a bovinocultura leiteira no Estado de São Paulo demonstram que, nos últimos anos, o número de produtores de leite no Estado vem sofrendo redução, causada pela competição com atividades agropecuárias mais lucrativas, que passaram a ocupar a área e a mão de obra disponível. Reduziu-se a área de pastagens e o número de vacas ordenhadas e, consequentemente, houve diminuição da produção, comercialização, renda e empregos relacionados com à atividade leiteira no território paulista.

 A atividade leiteira tem um importante papel na sustentabilidade das propriedades agrícolas familiares, tanto para consumo próprio, como para geração de renda. Assim, a consolidação de uma bacia leiteira pode proporcionar uma série de melhorias para a qualidade de vida das famílias e garantir a permanência destas no campo. No entanto, para que isso aconteça, é preciso não deixar passar as oportunidades de crescimento e profissionalização da bovinocultura leiteira e dos pequenos produtores tornarem-se eficientes, colocando-se num patamar mais elevado de produtividade, rentabilidade, qualidade e competitividade.

A adoção de Boas Práticas de gestão e produção aumenta a qualidade e a produtividade da bovinocultura leiteira. Para isso, é necessário um esforço de integração contínua de todos os envolvidos na cadeia produtiva, de maneira que sejam gerados e transferidos conhecimento e tecnologia, os quais resultem na adoção dessas Boas Práticas de produção pelos produtores de leite.

 Este cenário justifica fortemente a ação do Estado na proposição e implantação de um plano estratégico que envolva todas as unidades da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e as entidades públicas ou privadas que atuem na cadeia produtiva do leite num único propósito que é o de aumentar a produtividade leiteira, o rendimento dos produtores e, consequentemente, produzir um alimento seguro respeitando o meio ambiente, para promover o desenvolvimento sustentável da bovinocultura leiteira paulista.

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura, está lançando o Plano de Desenvolvimento da Bovinocultura Leiteira Paulista – Mais Leite, Mais Renda, preparado por profissionais, técnicos de grande vivência no meio, que trazem um estudo da situação atual, mostrando o que está em excelente funcionamento e também as deficiências que necessitam de aprimoramento. Este plano propõe firmemente um caminho para melhorar a produção de lácteos em nosso território, em toda a sua extensão, para resgatarmos o ânimo, a rentabilidade e a oferta do leite produzido em nosso Estado.

Conheça mais detalhes aqui.