Inicial | Mapa do Site | Expediente |Fale Conosco
 

 

 

Med. Vet. João Carlos de Campos Pimentel (Texto adaptado)

jccpimentel@cati.sp.gov.br

 

Abatedouro: instalações onde são realizados os processos de abate e de evisceramento dos animais, e da obtenção, refrigeração e congelamento de sua carcaça (ou de suas partes). O conjunto desses processos é conhecido como industrialização. (ABATTOIR)

 

Abaulamento: inclinação da seção transversal tipo, a partir do eixo de uma estrada, para permitir o escoamento das águas superficiais que contribuem à pista de rolamento.

 

Abomaso: quarto dos quatro compartimentos em que se divide o estômago dos bovinos e que digere química e enzimaticamente os alimentos e microrganismos provenientes do rúmen. É também chamado de “estômago verdadeiro” porque seu funcionamento é semelhante ao estômago dos animais monogástricos. (ABOMASUM).

 

Abortamento: morte intra-uterina de um feto ou sua expulsão ainda vivo, antes de completado o tempo normal de prenhez, e portanto incapaz de sobreviver. (ABORTION).

 

Acabamento: animais acabados ou terminados são aqueles que, abatidos, produzem carcaças musculosas, com teor de gordura intramuscular e camada de gordura de cobertura que a tornam adequada à comercialização.(FINISHING).

 

Ácaros: São aracnídios sugadores de até 0,5mm que tecem teias nas folhas e provocam seu retorcimento e clores. Atingem a cultura em reboleiras.

 

Ácaro-rajado - Tetranychus urticae: É um pequeno aracnídeo, com quatro pares de patas, com a coloração variando do amarelo ao verde e ao vermelho. Os ácaros rajados situam-se na face inferior da folha, formando colônias protegidas por teias. As fêmeas possuem duas manchas laterais escuras no dorso; são maiores que os machos, tendo 0,46mm de comprimento. Elas põem ovos redondos e claros, visíveis a olho nu. Cada fêmea coloca de 50 a 60 ovos por período de oviposição, que dura em média 10 dias. São condições favoráveis para o seu desenvolvimento os períodos secos e quentes.

Ciclo evolutivo da praga: incubação, 4 dias; larva, 3 dias; ninfa, 5 dias; fêmea adulta, 17 dias.

 

Aceitabilidade: medida qualitativa da força com que um animal consome um alimento colocado à sua disposição e que, portanto, dá uma idéia da palatabilidade do alimento.(ACCEPTABILITY).

 

Acidose: aumento de acidez no sangue ocasionado por processos metabólicos alterados que têm diversas origens: por exemplo, dificuldade respiratória, enterite, rápida fermentação ruminal de carboidratos solúveis ingeridos em excesso (com produção de ácido lático).(ACIDOSIS.

 

Ácido lático: ácido formado em diversos processos orgânicos, como a fermentação do leite, das forragens em processo de ensilagem e dentro da seqüência de reações químicas do metabolismo energético das células dos animais superiores.

 

Ácidos graxos: moléculas constituintes dos lipídeos (ou gorduras). Como tais, os ácidos graxos são constituintes das membranas celulares, as estruturas que separam as células dos seres vivos do ambiente, permitindo a vida.

 

Ácidos graxos voláteis: ácidos produzidos pela fermentação das forragens pelos microrganismos do rúmen e que absorvidos, através de sua parede, para a corrente sanguínea. São eles: ácidos acético, butírico e propiônico. Esses ácidos são absorvidos e utilizados pelas células como fonte de energia para o metabolismo.

 

Acostamento: faixa contígua à pista de rolamento e destinada à parada eventual de veículos ou trânsito de pedestres.

 

Administração financeira: aplicação de conceitos de Macroeconomia e Microeconomia que fornecem as bases do entendimento do ambiente financeiro e das teorias de decisão para uma operação eficiente da fazenda. Ao reconhecer receitas e despesas apenas e somente quando dão entrada e saída no caixa., a abordagem da administração financeira procura proporcionar à fazenda um fluxo de caixa que permita a aquisição e/ou financiamento de bens e serviços necessários à sua operação Investimento e custeio) e ao pagamento de obrigações assumidas (mantendo a solvência da empresa). Os conceitos envolvem as relações de oferta e demanda de produtos e insumos, estratégias de maximização dos lucros, tomada de decisões (por exemplo, da utilização das técnicas de produção a serem combinadas) através da ANÁLISE MARGINAL etc. O administrador financeiro centra sua atenção no fluxo de caixa para alcançar os objetivos de lucro da empresa e evitar sua insolvência. Ele avalia as demonstrações do contador, desenvolve outros dados a partir delas (e de outras informações, provindas das áreas de produção e de mercado), as analisa e toma as decisões que busquem aquela maximização.

“Ad Libitum”: ingestão de alimento sem imposição de restrição de quantidade, isto é, dependendo apenas da vontade ou apetite do animal. Abrevia-se “AD LIB”.

 

Adventício: 1. Ponto de crescimento emitido a partir de estrutura vegetativa como a raiz, o caule ou a folha. 2. Gema ou brotação que emerge sob ação mecânica, artificialmente aplicada, segundo a tendência da planta.

 

Adubo orgânico: fertilizante de origem animal.

 

Aeração: passagem de ar com o objetivo de aumentar a sua disponibilidade. A maioria das espécies necessita de aeração para germinar; o teor de 20% de oxigênio na atmosfera é o suficiente, podendo haver decréscimo na germinação de algumas espécies, sob valores inferiores.

 

Agalactia: ausência da produção de leite após o parto.(AGALACTIA)

 

Aglutinante: materiais cujas propriedades conferem melhores caractarísticas quanto à capacidade de suporte das Camadas dos pavimentos de uma estrada.

 

Agrotóxico: Segundo a Lei são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas, nativas ou implantadas , e de outros ecossistemas e também de ambientes urbanos, hídricos e insdustriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos: são ainda substâncias e produtos, empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento(Lei n.º 7.002, de 11 de julho de 1989).

 

Agulhamento: técnica empregada para incorporação ao subleito de materiais granulares com o objetivo de elevar sua capacidade de suporte e melhorar as condições de rolamento da pista.

 

Alelo: um de uma dupla (ou de uma série maior) de genes que, ocupando o mesmo “locus” (lugar) em um cromosssomo, influenciam diferentemente a mesma característica externa do fenótipo do animal. (ALLELE)

 

Alelopatia: efeito direto ou não, geralmente prejudicial, que uma planta exerce sobre outra através de compostos químicos liberados por ela no ambiente. Não deve ser confundida com a interação negativa causada pela competição por luz , água e nutrientes. Na alelopatia, substâncias fitotóxicas de plantas invasoras de pastagens podem inibir a germinação, o crescimento e a produção das plantas forrageiras cultivadas. Por exemplo, sementes de trevo branco (Trifolium repens) plantadas conjuntamente com capim annoni - 2 (Eragrostis plana), tiveram uma taxa de germinação de 59,1 % e uma produção de matéria seca foi 96% inferior quando comparadas ao plantio em solo livres desse capim invasor. O sapé tem uma atividade alelopática que inibiu, em um experimento, o crescimento de Stylosanthes guyanensis em 38%.

 

Alfafa: forrageira perene do grupo das leguminosas. De porte herbáceo, de digestibilidade e palatabilidade muito boas, produz até 24 toneladas de M.S. por hectare por ano com teor de P.B. de 15 a 20%. Pode produzir mais em áreas irrigadas. Pode ser utilizada para pastejo direto ou para produção de feno. Necessita de solos muito férteis (de pH mínimo de 6,5) e de ao menos 800 mm de água por ano (tem baixa tolerância à seca). Hospeda, em nódulos de sua raiz, bactérias simbiontes que são capazes de fixar de 100 a 180 kg de nitrogênio por hectare por ano. Por ser originária de clima temperado é altamente tolerante ao frio. (ALFAFA, LUCERNE)

 

Alfobre: (1)Canteiro destinado às semeadura; (2) Local próprio para semeadura e, também, porta-enxertos.

 

Alimentação "ad libitum": Ver “AD LIBITUM” (AD LIB FEEDING)

 

Alimentação limitada: fornecimento de alimentação abaixo do potencial de ingestão de um animal com objetivos econômicos ou zootécnicos.

 

Alporquia: (1) Mergulhia aérea. Uma parte do ramo é envolvida em terra úmida guarnecida por tecido. O enraizamento é facilitado com o anelamento do meio abaixo da alporquia; ocorrido o enraizamento, a muda é separada a planta matriz. (2) Desenvolvimento de raízes em um ramo ligado à planta mãe. O ramo uma vez enraizado(alporque), é destacado e torna-se uma nova planta, desenvolvendo-se com suas proprias raízes. Pode ocorrer na natureza, como, por exemplo, na amora-preta; pode ser induzido artificialmente, por meio de processos mecânicos ou químicos, que interrompem o tansporte descendente de seiva, ou seja, a translocação de materiais orgânicos, carboidratrados, auxinas e outros fatores de crescimento, advindo das folhas e brotações. Esses materiais, acumulados na região tratada estimulam o enraizamento nessa região, com o ramo ligado à planta-mãe. É um método de propagação simples, econômico e usado em algumas fruteiras tropicais.

 

Alvéolo: estrutura esférica formada por células produtoras de leite da glândula mamária e que é drenada por um duto lactífero. (ALVEOLUS).

 

Ambiente: todas as condições externas ao organismo um ser vivo, sejam físicas, químicas ou mesmo biológicas (criadas pelos outros seres vivos). Em pecuária, denota especialmente as condições de alimentação, clima, ação de microrganismos patogênicos e manejo técnico que influenciam o crescimento dos bovinos nas pastagens. O rúmen bovino também pode ser considerado o ambiente dos microrganismos simbiontes que nele vivem. Podemos considerar o organismo do animal como o ambiente de microrganismos (apatogênicos ou patogênicos). (AMBIENT)

 

Âmnion: a mais interna das membranas fetais da placenta. Na forma de um saco preenchido de fluido (um verdadeiro “airbag”) tem a função de proteger o embrião (ou feto) em desenvolvimento. (AMNION)

 

Aminoácidos: moléculas compostas de um esqueleto de carbono mais hidrogênio ligados a um ou mais grupos amino (NH2) e um ou mais grupos carboxílicos (COOH). São os constituintes das PROTEÍNAS. Alguns aminoácidos são essenciais, isto é, devem estar presentes na dieta dos animais. Outros podem ser produzidos a partir dos aminoácidos essenciais ingeridos e não precisam estar presente na dieta. Existem dois tipos de proteínas, as estruturais e as enzimas catalíticas. São proteínas estruturais as fibras contráteis das células musculares (a actina e a miosina), a hemoglobina (uma proteína que, conjugada a moléculas de ferro, transporta oxigênio dentro das células vermelhas do sangue), o colágeno e a elastina (fibras constituintes dos tendões, estruturas que ligam os músculos aos ossos). Já as enzimas catalíticas são proteínas que aumentam a velocidade das reações químicas necessárias à vida e que ocorrem nos seres vivos, dentro e fora das células. Por exemplo, a lipase (enzima extracelular do suco pancreático que age nos intestinos sobre as gorduras) e a glutation-peroxidase (enzima intracelular que protege as membranas celulares inibindo substâncias químicas perigosas produzidas como subprodutos do metabolismo celular). (AMINO ACID).

 

Análise marginal: princípio básico de administração financeira segundo o qual só se deve tomar decisões administrativas quando as receitas marginais excederem os custos marginais. Apenas nestas condições espera-se que uma dada decisão resulte em lucros para a fazenda. As decisões são tomadas após a comparação dos custos relativos com os benefícios de várias estratégias financeiras com o objetivo de maximização da lucratividade global da fazenda.

 

Animal "alongado": diz-se de animal criado e crescido nos campos ou dentro dos cerrados, com pouco contato com seres humanos (com pouco ou nenhum manejo). Em fazendas muito grandes de pecuária extensiva a coleta destes animais, após estarem terminados, configura uma pecuária com características extrativistas. (RANGE-GROWN CATTLE)

 

Anabolismo: parte do metabolismo celular em que ocorrem os processos de síntese de produtos orgânicos (usados na construção e reparação dos tecidos corporais).

 

Anaeróbico: ser vivo que não usa oxigênio em seu metabolismo interno e para os quais sua presença no ambiente é tóxica. As bactérias anaeróbicas de maior interesse para a pecuária de corte são os Clostrídeos. (ANAEROBIC)

 

Análise bromatológica: análise química que avalia os alimentos analisando percentualmente os teores de proteína bruta (PB), extrato etéreo (EE), matéria mineral (MM), fibra bruta (FB) e extrato não nitrogenado(ENN) presentes em sua matéria seca (MS).

 

Anatomia: ramo da Biologia que estuda a estrutura do corpo dos animais e as relações que suas partes constituintes mantém entre si. (ANATOMY).

 

Anemia: deficiência relativa ou absoluta na quantidade do sangue ou em algum de seus constituintes (como as hemácias ou a hemoglobina). (ANEMIA).

 

Anestro: ausência de estro ou de cio em fêmeas não prenhes que, já em idade reprodutiva, deveriam estar entrando regularmente em cio num ciclo aproximado de 20 dias.

 

Animal exótico: animal estranho à fauna original de uma região, como o javali e o avestruz no continente americano. (EXOTIC ANIMAL).

Anorexia: falta de apetite decorrente de doença. (ANOREXIA).

 

Antibiótico: substância produzida por microrganismos (geralmente fungos) que destróem ou impedem o desenvolvimento de outros microrganismos. Essas substâncias, portanto, são usadas como medicamentos para curar doenças animais e humanas causadas por bactérias patogênicas. Alguns antibióticos são utilizados para aumentar a taxa de performance na produção animal.(ANTIBIOTICS).

 

Antibiótico de curto espéctro: antibiótico que têm ação sobre um pequeno número de espécies de bactérias patogênicas, como a penicilina (que age apenas sobre bactérias do tipo Gram-positivo) e a estreptomicina (que age apenas sobre bactérias Gram-negativas).

 

Antibiótico de largo espectro: antibiótico que têm ação sobre um grande número de espécies de bactérias patogênicas, como a tetraciclina, que age sobre bactérias Gram-positivas e Gram- negativas. (BROAD-SPECTRUM ANTIBIOTICS).

 

Anticorpo: molécula protéica produzida pelo animal como uma substância de defesa específica contra material

estranho. (ANTIBODY).

 

Antígeno: substância de elevado peso molecular (uma proteína de um agente invasor por exemplo) que, ao ganhar

acesso à intimidade do animal, estimula a formação de anticorpos de defesa contra si. Geralmente denota um material estranho ao organismo do animal. (ANTIGEN).

 

Antracnose: Doença fúngica que provoca crestamento ou queima das folhas e apodrecimento de frutos e hastes verdes. As lesões são circulares ou elíticas, deprimidas, ficando com cor pardo-avermelhada a negra. Ocorre normalmente na cebolinha.

 

Ânus: parte do intestino grosso que se abre para o exterior. (ANUS).

 

Apomixia: 1. Formação de sementes sem a ocorrência de fertilização. A apomixia pode ser descrita como o desenvolvimento de gemas, a partir do tecido que circunda o saco embrionário(nucela), que dão origem a sementes semelhantes às produzidas por fertilização. As plantas originadas são ditas apomíticas. 2. Refere-se à formação de sementes sem que o processo sexual tenha sido completado, sendo, conseqüentemente, uma forma de propagação assexuada, ou vegetativa. O tipo mais significativo de apomixia não apresenta o ciclo meiótico completo. A semente é formada diretamente de uma célula diplóide, que pode ser a célula-mãe ou macrosporo, ou de alguma célula do tecido ovariano materno. A planta proveniente da apomixia constitui-se em uma linhagem pura da planta ascendente.

 

Apresentação traseira: apresentação do feto em que ele se coloca com sua parte traseira ao início do parto, impossibilitando-o ou dificultando-o. (BREECH PRESENTATION).

 

Área bociogênica: área com solos pobres em Iodo e que, ao produzir forragens pobres nesse elemento, induz o aparecimento de bócio nos bovinos que delas se alimentam. (IODINE-DEFICIENT AREA)

 

Área do olho do lombo: medida da superfície transversal do músculo do lombo (o “longissimus dorsii”) como indicadora da musculosidade da carcaça. Ela é tomada na altura da última costela. (RIB EYE AREA).

 

Armadura: estrutura de aço utilizada nas obras e serviços os quais utilizam o concreto na sua composição, objetivando resistir aos esforços de tração e compressão a que são submetidos os seus elementos.

 

Armazenamento a frio: 1. Armazenagem na qual a temperatura e a umidade são controladas. A refrigeração e a ventilação envolvem circulação forçada de ar. A estrutura deve ser suficientemene isolada para conservar sua capacidade de trabalho. 2. Algumas condições de armazenamento incluem o uso de desumificadores e de refrigeradores para manter a temperatura e a umidade relativa desejadas. Tais facilidades são caras, mas justificadas, particularmente no armazenamento de sementes genéticas, básicas e de bancos de germoplasma. Particularmente nas regiões tropicais úmidas, onde a conservação das sementes ortodoxas é dificultada pela s condições atmosféricas, o método tem sido indicado.

 

Arroba: medida de peso tradicional equivalente a 15 kg e que, em pecuária de corte da maior parte do Brasil, serve para medir o peso da carcaça de um bovino. Portanto, uma CARCAÇA de 270 kg tem 18 arrobas. As transações no mercado de carne bovina, na maioria dos estados brasileiros (com exceção do Rio Grande do Sul, onde a carcaça é medida em kg, unidade do Sistema Internacional), são feitas com preços formados em arrobas. Ver RENDIMENTO DE CARCAÇA.

 

Autopolinização: Transferência do grão de pólen da antera para o estigma de uma mesma flor ou de outra flor da mesma planta: arroz, feijão, soja, amendoim.

 

Atrofia: diminuição de tamanho de órgão ou parte de órgão de um animal em razão de defeito anatômico ou disfunção do funcionamento normal.(ATROPHY).

 

Auxinas: (1) Substâncias promotoras de crescimento. O alongamento das células, exemplo mais simples da diferenciação anatômica, é afetado diretamente pela concentração da auxina. O modo de ação parece envolver alterações na plasticidade da membrana celular, (2) Homônio vegetal atuante nas regiões meristemáticas, de intensa atividade de crescimento e na formação de raízes adventícias.Pode ser sintetizado artificialmente.