Inicial | Mapa do Site | Expediente |Fale Conosco
 

 

 

Med. Vet. João Carlos de Campos Pimentel (Texto adaptado)

jccpimentel@cati.sp.gov.br

 

Bactérias telúricas: bactérias encontradas normalmente no solo.

 

Bacteriose: Doença causada por bactérias que penetram na planta através das aberturas naturais(estômatos e lenticelas) ou de ferimentos. Vários são os sintomas apresentados, conforme o tipo de bactéria, como por exemplo: manchas encharcadas, obstrução de vasos condutores, formação de galhas e morte dos tecidos. Seu controle deve ser preventivo.

 

Barreamento: Camada superficial de terra, na forma de "barro mole", usada para proteger as raízes de mudas do tipo "raíz nua" . O barreamento deve ser utilizado em local sombreado, com terra extraída do subsolo(profundidade de 1m), em água e sem a presença de matéria orgânica.

 

Barreiras Vivas: Obstáculos alinhados constituídos de plantas ou arbustos plantados com o intuito de amenizar a ação de água ou do vento.

 

Basal: 1. Referente à parte inferior de uma planta ou de um ramo, mais distante das brotações e mais lignificada. 2. Relativo à base de uma planta; a parte mais baixa de uma estrutura ou de um vegetal.

 

Base: Camada constituinte do pavimento das estradas.

 

Besouro Migdolus (Migdolus fryamus): É um inseto que, em sua fase larval, ataca e destrói o sistema radicular de várias culturas, entre elas a cana-de-açúcar.

 

Bidim: manta de poliester utilizada em pavimentos de um modo geral, como também em estruturas de drenagem como elemento filtrante.

 

Bigode/segmento de terraço(sangradouro): dispositivo utilizado para conduzir as águas superficiais oriundas da plataforma das estradas para as áreas marginais.

 

Borbulhia: 1. Processo que consiste na justaposição de uma gema sobre um porta-enxerto enraizado. A época de enxertia para esse tipo de multiplicação é a primavera-verão com as plantas em plena atividade vegetativa. 2. A enxertia envolve a união de partes de plantas, por meio da regeneração de tecidos, na qual a combinação resultante permite desenvolvimento como uma única planta. Quando o enxerto consiste em uma gema, o processo é chamado de borbulhia; a borbulhia e a estaquia representam os métodos mais importantes de propagação assexuada.

 

Borbulhia em escudo: As borbulhias em escudo ou em "T" referem-se ao mesmo processo (escudo refere-se ao formato da gema em "T", à aparência do corte no cavalo onde a gema será introduzida). É um método amplamente utilizado por viveiristas, principalmente, para fruteiras, rosas finas e arbustos ornamentais. no entanto, seu uso é limitado as enxertias em ramos com diâmetro inferior a um quarto de polegada.

 

Bordo:linha que delimita a plataforma de uma estrada, partes externa e interna de uma curva, etc.

 

Broca-da-cana (Diatraea saccharalis): Quando lagartinhas, descem pela folha e penetram no colmo, perfurando a região nodal. Dentro do colmo cavam galerias, onde permanecem até o estádio adulto, ou seja, mariposa.

 

Broca-da-raiz - Eutinobothrus brasiliensis:

O adulto dessa praga é um pequeno besouro de coloração pardo-escura a preta, que mede cerca de 5mm de comprimento.
Cada fêmea coloca cerca de 150 ovos, um por dia. A larva tem coloração variável de branca a amarelada, corpo volumoso e sem patas. Após o estádio de pupa, imóvel e sem se alimentar, a broca se transforma em adulto.
Na entressafra, não havendo plantas hospedeiras, o besouro esconde-se em locais com ou sem vegetação e no solo coberto por restos vegetais secos, principalmente em áreas úmidas, entrando em diapausa. Esses locais são chamados de áreas de refúgio.
São condições favoráveis para a broca o plantio cedo e locais úmidos e baixadas.

Ciclo evolutivo da praga: incubação, 10 dias; larva, 54 dias; pupa, 15 dias; adulto, 200 dias.

 

Botulismo: Síndrome caracterizada por manifestações neuroparalíticas provocadas pela absorção de toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria tem a forma de bacilo e tem a capacidade de formar esporos. Até o momento existem 7 tipos diferentes de clostridium botulinum - A, B, C, D, E ,F e G.

 

Brucelose: Doença infecto-contagiosa, de evolução crônica, que se caracteriza como uma enfermidade da reprodução e do sistema ósteo-articular. O agente causador é a bactéria do gênero Brucella, que podem ser agrupadas em: brucelas lisas(B.abortus, B. suis e B. melitensis) e brucelas rugosas(B. ovis e B. canis), segundo características culturais das colônia.

 

Bursite: inflamação das articulações.