|
|
|
GIRASSOL COMO ADUBO VERDE
Eng. Agr. Sylmar Denucci - DSMM sylmar@cati.sp.gov.br |
||
No que consiste a adubação verde?
É a prática de se plantar uma ou mais espécies vegetais em rotação, deixando-as em superfície ou incorporando-as ao solo, visando à proteção e à melhoria de suas características físicas, químicas e biológicas.
O girassol pode ser plantado como adubo verde?
Sim, pois sua utilização oferece diversas vantagens, principalmente aquelas relacionadas à melhoria da fertilidade do solo e à diminuição da incidência de plantas daninhas.
Quais são essas vantagens?
Qual a época adequada para plantar girassol coma finalidade de adubação verde?
O ideal é que o girassol seja plantado 60 a 80 dias antes do período previsto para a instalação da cultura comercial. Dessa forma,, ele será deitado ou incorporado imediatamente antes desse plantio, o que permitirá uma economia significativa no controle das plantas daninhas pelo efeito inibidor do girassol sobre a emergência de muitas dessas espécies (alelopatia). Como exemplo, o girassol pode ser plantado no final de agosto ou começo de setembro, pois é pouco exigente em umidade do solo, e deitado ou incorporado em novembro para o plantio do milho ou da soja. Vale lembrar que o efeito que inibe a emergência de diversas plantas daninhas não prejudica a emergência da cultura que será instalada.
Como o girassol deve ser plantado para fins de adubação verde?
Pode ser plantado em linhas, com espaçamento de 0,50m entrelinhas, deixando cair de 6 a 8 sementes por metro linear. Também pode ser semeado a lanço, sendo as sementes incorporadas levemente ao solo por meio de uma grade pouco travada. As sementes não devem ficar a mais de 3cm de profundidade para não prejudicar a emergência. O gasto de sementes é de 10 a 15kg por hectare. Se o solo tiver fertilidade média ou alta, não é necessário efetuar adubação química. Não plantar em solos em que a acidez ainda não foi corrigida e/ou que apresentem compactação que impeça o livre desenvolvimento do sistema radicular.
Quando o girassol deve ser deitado ou incorporado no solo?
Deve ser incorporado após a abertura total dos capítulos ("flores") e antes da maturação dos grãos. Isso ocorre dos 60 aos 80 dias da semeadura, dependendo da região e da época de semeadura.
Qualquer girassol pode ser plantado como adubo verde?
Preferencialmente deve-se utilizar um cultivar de girassol que tenha boa rusticidade, precocidade, alta capacidade de produção de massa e baixo custo de sementes. A CATI desenvolveu, testou e oferece aos agricultores a opção de plantio do cultivar tipo variedade CATISSOL 01, que reúne todas essas características. Outras opções podem ser as variedades IAC Uruguai, que tem porte maior e ciclo mais longo que o Catissol 01, e Embrapa 122(V2.000), que tem porte e ciclo menores que o Catissol 01.
Quais as culturas que podem ser plantadas após a adubação verde com girassol?
Não existem restrições, desde que as recomendações técnicas sejam obedecidas. Estudos indicam que o milho e a soja são culturas que respondem muito favoravelmente, com significativo acréscimo de produtividade, chegando em alguns casos a mais de 30% de aumento. Além disso, ocorre também a diminuição do custo de produção, pois a incidência de plantas daninhas diminui bastante. Pode ainda ser plantado para fins de adubação verde nas entrelinhas de culturas perenes como café, citrus e outras frutíferas.
Onde podem ser adquiridas as sementes do CATISSOL 01?
Nas Casas da Agricultura e Postos de Sementes da CATI. Podem também ser encontradas em Cooperativas, Associações de Produtores Rurais e estabelecimentos comerciais conveniados.
|
||

