Inicial | Mapa do Site | Expediente |Fale Conosco
 

 

NABO FORRAGEIRO - AL 100 - Adubação verde para inverno

 

Eng. Agr. José Orilton Franco Pereira - NPS de Ataliba Leonel

npsal@cati.sp.gov.br



  

Que espécie de planta é o nabo forrageiro?

 

É uma planta da família das Crucíferas, muito utilizada para adubação verde no inverno, rotação de culturas e alimentação animal.

 

Quais são suas características agronômicas?

 

O nabo forrageiro é uma planta muito vigorosa, que em 60 dias cobre cerca de 70% do solo. Seu sistema radicular é pivotante,bastante profundo, atingindo mais de 2 metros. 

 

Seu florescimento ocorre dá aos 80 dias após o plantio, atingindo sua plenitude aos 120 dias. A altura da planta varia de 1,00 a 1,80 metro e, devido ao seu rápido crescimento, compete com as ervas daninhas invasoras desde o início, diminuindo os gastos com herbicidas ou capinas, o que facilita a cultura seguinte. Não há ocorrência de pragas ou de doenças que mereçam controle.

 

Quais as vantagens como adubo verde?

 

Como adubo verde de inverno, é excelente para cobertura do solo além de produzir grande volume de palha para a prática do plantio direto. 

 

A planta possui um crescimento inicial rápido e elevada capacidade de reciclar nutrientes, principalmente nitrogênio e fósforo, desenvolvendo-se razoavelmente em solos fracos com problemas de acidez. Por isso, é importante para a rotação de culturas. Além disso, possui um longo período de floração (mais de 30 dias), mostrando-se muito útil à criação de abelhas, com produção de mel de boa qualidade.

 

 

Como é utilizado na alimentação animal?

 

É uma planta alternativa para alimentação animal durante o período seco do ano, podendo ser cortada e fornecida no cocho aos animais ou utilizada em pastejo direto.

 

Qual o consumo de sementes?

 

O consumo de sementes varia de 3 a 15 kg/ha dependendo do sistema de semeadura. Pode ser planta a lanço ou utilizando plantadeiras com espaçamento de 20cm a 40cm  entrelinhas e 25 sementes por metro linear.

 

Em virtude das sementes serem muito pequenas a mistura das mesmas com calcário ou superfosfato simples na proporção de 1kg de sementes para 50kg de corretivo ou de fertilizante, facilita a operação de semeadura. Nesse caso, utiliza-se o depósito de fertilizante da plantadora ou da semeadora para efetuar essa operação.

 

Na maioria dos casos não há necessidade de adubação suplementar. 

 

Qual a melhor época para o plantio?

 

Por ser uma planta de inverno, o plantio em abril/maio, quando ainda há disponibilidade hídrica para o desenvolvimento inicial da planta, possibilita maior produção de massa.

 

Quanto produz de massa?

 

Quando plantada em época recomendada, produz de 40 a 60 toneladas de massa verde por hectare e, de 4 a 6 toneladas de matéria seca por hectare. 

 

Qual a melhor época de manejo (corte)?

 

O manejo ou corte é feito com roçadeiras, rolo-facas ou grades 120 dias após o plantio, quando a planta já está na fase final de floração. O corte sendo feito nessa época não produzirá rebrotação. 

 

A incorporação ao solo pode ser feita com grade aradora com muita facilidade, pois a planta possui bastante água em sua composição. Quando o objetivo é o plantio direto, o manejo deve ser feito com roçadeiras ou rolos-facas, deixando-se toda a massa sobre o solo.

 

Onde essas sementes podem ser encontradas ?

 

As sementes podem ser encontradas no Departamento de Sementes e Mudas da CATI e nos núcleos de Sementes e Mudas espalhados pelo Estado de São Paulo

 

DEPARTAMENTO DE SEMENTES, MUDAS E MATRIZES/CATI/SAA


Av: Brasil, 2.340 - CEP 13073-001 - Campinas - SP 
Tel.:(19) 3743-3825 - Fax: (19) 3242- 5262 
cps_ex@cati.sp.gov.br