Cerca de 600 pessoas prestigiaram a abertura da 25.ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow, que ocorreu no dia 30 de abril, em Ribeirão Preto. Na solenidade, além do governador do Estado de São Paulo, Marcio França, e do secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim, estavam presentes autoridades federais, estaduais e municipais, inclusive de outros países, como Alemanha, Cuba, Egito, Portugal, Nigéria entre outros. A abertura contou ainda com uma homenagem ao coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta/SAA), Orlando Melo de Castro. A Feira ocorre até o dia 4 de maio.
“O Estado de São Paulo tem orgulho em ser referência na tecnologia que promove o avanço do agronegócio. Isso se deve à inteligência de pessoas que trabalham em nossos órgãos e institutos e também de empresas privadas que investem no setor”, afirmou o governador Marcio França, dizendo ainda que a infraestrutura paulista, de portos, aeroportos e a malha viária do Estado, contribuem para que o agro seja destaque em São Paulo.
“A Agrishow é representada por todos os elos de várias as cadeias produtivas e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento leva ao conhecimento dos visitantes as novidades e inovações apresentadas pelos nossos institutos de pesquisa e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI)”, afirmou.
O coordenador da CATI, João Brunelli Júnior, disse que a Agrishow é uma oportunidade para que o órgão mostre ao público os projetos e as ações que contribuem para a agricultura paulista. “A CATI está presente desde a primeira edição da Agrishow e sente-se honrada em participar de mais uma edição, em especial a que comemora os 25 anos da Feira”, afirmou.
Comemorando 25 anos, a Agrishow teve início em 1994, quando o então secretário de Agricultura, Roberto Rodrigues, cedeu o espaço onde a Feira é realizada desde então. No jubileu de prata, a Agrishow foi enaltecida pelas autoridades como estímulo à promoção e divulgação do agronegócio brasileiro.
“Nas primeiras edições da Agrishow, havia um grande descontrole inflacionário, falta de investimento em tecnologia, além de outros fatores que não supriam o que a Feira, de fato, desejava”, disse Francisco Matturro, atual presidente da Agrishow. “Atualmente temos um modelo de exposição dinâmico, o que não existia nas primeiras edições. A Agrishow foi o primeiro evento a introduzir a ideia de ‘fazer negócios’ dentro da Feira”, lembrou Matturro, afirmando ainda que a sinergia entre campo e cidade precisa existir. “O campo depende da cidade e a cidade depende do campo”, concluiu.
A discussão sobre o “Agro 4.0”, o agronegócio aliado à tecnologia de ponta, também esteve presente na cerimônia de abertura, sendo destacado por Ricardo Ramos, diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e pelo Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia. “Os consecutivos superávits na balança comercial decorrentes da pujança do agronegócio evidenciam o valor desse setor na economia, refletindo na geração de empregos”, afirmou o ministro.
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, que é engenheiro agrônomo de formação, forneceu números da Feira que comprovam a importância do evento. “São mais de 800 expositores em uma área de 440 mil m². A safra 2018/2019 deve ser a maior em termos econômicos. Isso mostra que a prosperidade é o destino do Brasil”, enfatizou.
Homenagem
Anualmente, a Agrishow homenageia uma personalidade ou ação que tenha oferecido contribuições relevantes ao agronegócio. No jubileu de prata do evento, Orlando Melo de Castro recebeu a honraria por sua contribuição para a consolidação da Feira e por sua trajetória dedicada ao agronegócio brasileiro como pesquisador e diretor do Instituto Agronômico (IAC) e como coordenador da Apta, cargo que exerce desde 2008. “Agradeço pelo prêmio e gostaria de dividir esse reconhecimento com todos os servidores que trabalham nos órgãos e institutos da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo”, concluiu Orlando.
Mais informações: (19) 3743-3870 ou 3743-3859