Os agricultores familiares paulistas que visitarem a 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow -, a ser realizada de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto (SP), irão encontrar no estande da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), técnicos disponíveis para esclarecer dúvidas e prestar informações sobre os serviços de extensão rural.
Será apresentada uma réplica da Casa da Agricultura, onde extensionistas da CATI irão mostrar as ações realizadas pela instituição e oferecer informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Programa de Regularização Ambiental (PRA), o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), Microbacias II, o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) e outros programas de governo.
Os projetos da CATI serão demonstrados em uma maquete viva de 15x15m, confeccionada por técnicos da CATI, especialmente para o evento, com mudas, substratos, grama, sistema de irrigação e que visam mostrar ao público uma imagem e situações semelhantes à realidade. Na maquete estarão contemplados o Microbacias II – Acesso ao Mercado, o Integra SP, as cadeias produtivas de bovinocultura de corte e de leite e outras relevantes. A pecuária leiteira estará em destaque pelas demonstrações do Projeto CATI Leite, com pastejo rotacionado e outras tecnologias.
Destaque nos eventos da Secretaria de Agricultura são as entregas de equipamentos, máquinas, veículos e empreendimentos financiados com recursos do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado.
Para atrair ainda mais a atenção dos visitantes para as questões do solo e da água, serão montados na Agrishow dois sistemas bastante interessantes: um simulador de erosão e um modelo de fossa biodigestora. O simulador de erosão demonstra o que acontece nos solos com e sem cobertura vegetal, quando a chuva cai. Processos de erosão, assoreamento e alimentação do lençol freático são algumas ações que poderão ser visualizadas. Já na fossa biodigestora será possível conhecer seu funcionamento e a forma de tratar o esgoto sanitário de uma residência rural.
Participação tradicional nas feiras agropecuárias é a do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM) da CATI, que irá expor sementes e mudas. Pela instituição são comercializadas mais de 20 variedades de sementes e cerca de 300 espécies diferentes de mudas. A novidade é que neste ano serão expostos os equipamentos e amostras do Laboratório de Análise de Sementes da CATI.
Também será exposta toda a linha de publicações técnicas e instruções práticas para o setor agropecuário. “É um momento de divulgação das nossas atividades e de encontro entre os agricultores”, afirma o coordenador da CATI, José Carlos Rossetti.
Mais informações: (19) 3743-3870 ou 3743-3859
jornalismo@cati.sp.gov.br