CATI-SP

CATI Regional Itapeva promove treinamento sobre diagnóstico rural participativo com metodologia Fofa-Swot

Evento foi voltado aos técnicos e interlocutores municipais vinculados ao Programa Município Agro


No dia 29 de maio, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Itapeva sediou um importante evento de capacitação voltado aos técnicos e interlocutores municipais vinculados ao Programa Município Agro, ciclo 2024/2025. O treinamento teve como foco o diagnóstico rural participativo, utilizando a metodologia Fofa (ou Swot), ferramenta essencial para a elaboração de projetos de cadeias produtivas e planos municipais de desenvolvimento rural sustentável.

O evento contou com a participação de 14 representantes de municípios e teve como objetivo principal fornecer aos municípios da região o conhecimento necessário para colaborar ativamente na construção de planos que irão embasar as futuras ações do Programa Município Agro − uma iniciativa vital para o desenvolvimento rural sustentável.

A capacitação contou com a orientação do engenheiro agrônomo Paulo Roberto Leite, que introduziu os participantes à metodologia Fofa − a qual se baseia na análise das Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças de uma determinada realidade ou projeto. Além de explicar a teoria por trás da metodologia, o engenheiro conduziu uma aplicação prática da ferramenta, promovendo uma dinâmica de grupo que estimulou a troca de ideias, a discussão e a resolução de dúvidas.