Ações do primeiro semestre de 2024 mostram o crescimento do Projeto, que entra em seu segundo ano de desenvolvimento, com o objetivo de valorização do produtor rural, demonstrando a importância das diversas cadeias produtivas para o município, as principais características de cada atividade produtiva e o cuidado que o proprietário tem com o meio ambiente, refletindo diretamente na atividade produtiva, na rentabilidade e na comunidade
A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Bauru, Casa da Agricultura e Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de Arealva realizaram, no primeiro semestre de 2024, quatro etapas do "Projeto Conhecendo o Campo", com os temas "Cultivo de Grãos”, “Conservação de Solo e Água”, “Pecuária de Corte” e “Pecuária de Leite”.
As etapas foram realizadas em quatro propriedades diferentes e a receptividade dos proprietários em relação aos alunos e ao Projeto continua estimulando e incentivando os organizadores. “Foi um prazer receber as crianças. Fiz questão de participar das apresentações, pois sempre foi um sonho meu que a propriedade pudesse ser usada para a educação e valorização do produtor rural”, comenta emocionado o produtor rural David Augusto de Souza, da Fazenda Santa Maria, onde ocorreu a etapa de pecuária leiteira.
Neste terceiro ano de execução do Projeto, como nos anos anteriores, a participação das escolas do município foi efetiva, com a frequência de alunos do 5.º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e uma turma do 2.º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Sebastião Inoc Assumpção. “Entre alunos, educadores, proprietários rurais e visitantes tivemos 216 pessoas presentes nas quatro etapas”, celebra Luana Maria Boiani dos Santos, tecnóloga em Gestão Ambiental, da Casa da Agricultura de Arealva, que integra a equipe executora do Projeto.
Em todas as atividades, os alunos são recepcionados pelos funcionários e técnicos da CATI e da prefeitura, com uma breve palestra em que são apresentadas as informações relevantes da atividade, destacando-se as características principais da propriedade e cadeia produtiva. “Em seguida, eles são acompanhados em um rápido passeio, para conhecer na prática as instalações. Após a parte técnica, os alunos recebem o lanche oferecido pela prefeitura municipal e retornam à escola. Da chegada na propriedade rural até o embarque para retorno, os alunos passam duas horas no local, tempo suficiente para conhecerem a realidade de cada produtor e a cadeia produtiva”, explica o médico-veterinário José Adriano Bandeira Moreira Jorge, da Casa da Agricultura de Arealva.
Entre as novidades do Projeto, implementadas neste ano, ganhou destaque a realização de imagens áreas. “A nossa diretora CATI Regional Bauru, Marina Peres Cavalcante, teve a ideia de fazermos imagens com o drone da Regional, operado pelo engenheiro agrônomo João Paulo Braga Araújo, da Casa da Agricultura de Bauru. As crianças adoraram conhecer essa nova tecnologia, de forma interativa, que resultou em belas imagens, que serão acrescentadas aos nossos arquivos técnicos e também compartilhadas com as escolas”, conta Luana.
Equipe unida e focada promove o avanço das ações do Projeto
“A Casa da Agricultura de Arealva conta com uma equipe de excelência, com profissionais capacitados e que unem esforços juntamente com técnicos que atuam na Regional, para que este Projeto seja este sucesso”, explica Marina Cavalcante, diretora da CATI Regional Bauru.
A equipe da Casa da Agricultura é composta pelo médico-veterinário José Adriano B. Moreira Jorge, por Luana Boiani dos Santos, e pelos eng. agr. Marco Aurélio Parolin Beraldo e Milaine T. Labella, da CATI. O grupo fica completo com Alessandra Pagni Lenharo, Élcio Alves de Macedo, Letícia Boza Morais, médico-veterinário Luiz Gustavo Silva Oliveira e Márcia Regina Pavani – servidores da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de Arealva, que estão sediados na Casa da Agricultura.
Etapas realizadas no primeiro semestre de 2024
Os instrutores dessas etapas foram a engenheira agrônoma Milaine Trabuco Labella e o médico-veterinário José Adriano B. M. Jorge, ambos assistentes agropecuários da Casa da Agricultura de Arealva.
“Durante todas as etapas, a Prefeitura Municipal de Arealva, por meio de sua Diretoria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, prestou total apoio, fornecendo o transporte dos participantes e o lanche. Também recebemos apoio do comerciante Luís Antônio Policarpo Júnior, que forneceu as cadeiras para os participantes”, destaca Luana Boiani.
Etapa I – Grãos
Fazenda Corcovo – Bairro Ribeirão Bonito
Proprietários rurais: José Roberto Trabuco e Alcides Trabuco.
Etapa II – Conservação do Solo e da Água
Sítio São Joaquim – Distrito de Jacuba
Proprietários rurais: José Adriano Bandeira Moreira Jorge e familiares.
Etapa III – Pecuária de Corte
Fazenda Mandaguari – Bairro Santa Isabel
Proprietários rurais: Maria Aparecida Lucato Galzerano e familiares.
Etapa IV – Pecuária de Leite
Fazenda Santa Maria – Bairro Pirapitinga
Proprietários rurais: David Augusto de Souza e familiares.