Plantão realizado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Barretos, ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, tem como meta alcançar produtores de várias regiões paulistas durante a Feira
Conhecer novas tecnologias e os últimos lançamentos em máquinas e implementos agrícolas; participar de palestras ministradas por especialistas, com conteúdo relevante para todo o segmento e cadeias produtivas; fazer negócios e ainda poder atualizar, resolver pendências, dar o aceite na análise de seu CAR e esclarecer dúvidas em um só lugar? Produtor rural, a resposta é sim! Isso está sendo possível durante a Coopercitrus Expo 2024, que começou no dia 22/7 e vai até o próximo dia 26, em Bebedouro.
A abertura contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do secretário de Agricultura e Abastecimento Guilherme Piai, de autoridades municipais e regionais, lideranças rurais, representantes de empresas do setor e visitantes.
Na ocasião, o secretário de Agricultura ressaltou a importância das cooperativas agrícolas, entidades fundamentais no fortalecimento do agro paulista. “Estamos no berço do cooperativismo paulista, participando desse grande evento de uma cooperativa parceira da Secretaria de Agricultura. Por meio desse trabalho conjunto, os produtores cooperados conseguem ter acesso facilitado às políticas públicas, ao crédito e seguro rural oferecidos pelo governo paulista e, por isso, agradecemos imensamente a toda a diretoria da Coopercitrus e, principalmente, aos seus cooperados”, ressaltou Piai.
Atendimento na Coopercitrus 2024
O estande da CATI está localizado ao lado do Pavilhão de Negócios, onde a equipe de extensionistas estará presente em todos os dias da Feira.
“A nossa parceria com a Coopercitrus, que vem de longa data, possibilitou a instalação desse estande, do qual, pelo terceiro ano consecutivo, aproveitamos o espaço para unir o nosso trabalho de extensão rural aos agricultores paulistas com a demanda urgente da regularização ambiental por meio do CAR e do Programa de Regularização Ambiental (PRA), diretriz estratégica e urgente para que os produtores possam ter a segurança legal necessária para manter e expandir sua produção agropecuária em conformidade com a legislação ambiental, bem como para assegurar o seu direito, por exemplo, ao crédito rural. Então, aproveitamos esta oportunidade para alcançar um número maior de produtores e facilitar a ‘vida’ dos que estão visitando”, avalia Rolando Nascimento, diretor da CATI Regional Barretos.
Ricardo Domingos Luiz Pereira, coordenador da CATI, frisa que a instituição, que tem no seu DNA o fomento à organização rural, está com suas portas abertas para intensificar a parceria com a Coopercitrus. “A CATI está onde o produtor rural está, divulgando novas tecnologias, conhecimento e atendendo às suas demandas. Por isso, participar da Coopercitrus Expo é uma satisfação, pois podemos falar diretamente com produtores de diversas regiões paulistas. Como instituição de extensão rural que caminha lado a lado com os produtores rurais, atuar de forma integrada com as cooperativas é fundamental para que as políticas públicas sejam acessadas de forma ampla e consistente, como é o caso das ações realizadas no âmbito do CAR”, comenta, enfatizando que, no dia a dia, as 40 Regionais da CATI e as Casas da Agricultura, instaladas na quase totalidade dos municípios paulistas, estão de portas abertas para orientar e apoiar os agricultores neste processo.
Visitando a Feira com o neto Nicolau Paiva Trevisan, 21 anos, - que cursa Agronomia e já segue a tradição da família na produção de café -, Pedro Celso de Paiva, agricultor de Caconde (município ligado à área de atuação da CATI Regional São João da Boa Vista), enalteceu a participação da instituição. “Viemos visitar, ver as novas tecnologias e, ainda, pudemos esclarecer dúvidas sobre o CAR. Contamos muito com o apoio da nossa Casa da Agricultura local, mas foi uma surpresa muito boa ver a CATI aqui, então já aproveitamos”.
Regularização ambiental: chave para o fortalecimento dos agricultores paulistas e a harmonia entre produção agropecuária e meio ambiente
A regularização ambiental é uma ação estratégica do Governo de São Paulo, executada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da CATI, em um trabalho contínuo que possibilitou ao Estado contar com 96,4% dos imóveis rurais em condições de avançar no processo de atualização do Cadastro Ambiental Rural, registro que integra as informações ambientais das propriedades e posses rurais.
Exigência do novo Código Florestal, o CAR é o primeiro passo para que o produtor rural tenha segurança quanto ao status do seu patrimônio e o meio ambiente, a preservação e recuperação. “O CAR é um cadastro eletrônico que apresenta os dados básicos das propriedades rurais, por meio do qual são prestadas informações referentes ao imóvel – domínio, documentação, localização – e suas áreas – vegetação nativa, Áreas de Preservação Permanente, área consolidada, Reserva Legal e outras. O objetivo principal é promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando ao planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e à regularização ambiental”, esclarece Marcos Santos Silva, engenheiro agrônomo da CATI Regional Barretos, que integra a equipe técnica de plantão na Coopercitrus Expo.
Em pleno desenvolvimento, a Campanha “Aceite seu CAR”, do governo paulista, possui o objetivo de conscientizar proprietários de imóveis rurais sobre a importância de regularizar o cadastro ambiental, registro público eletrônico nacional obrigatório a todas as propriedades rurais.
Hoje, São Paulo está em posição destacada frente aos demais estados brasileiros, com um total de 427 mil cadastros ativos e 390 mil cadastros já processados no sistema estadual, sendo que 13% (39.649) já se encontram validados pela Secretaria de Agricultura. Além disso, São Paulo lançou o Painel Público da Regularização Ambiental dos Imóveis Rurais, que presta contas à sociedade, tornando dados ambientais públicos.
“O CAR é dignidade, extensão rural, valorização da propriedade e sustentabilidade, e o Estado de São Paulo tem mais CARs registrados e validados do que todos os demais estados do Brasil juntos. Vamos seguir a passos largos na maior regularização ambiental da história do Estado de SP”, destacou o secretário Guilherme Piai.
Entre outras vantagens, o CAR garante ao produtor obter instrumentos para planejamento da propriedade, comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e acesso ao crédito rural.
Para mais informações, acesse: www.car.agricultura.sp.gov.br