A bovinocultura de corte movimenta um grande número de agentes e estruturas em toda a cadeia produtiva, gera renda e cria empregos em seus diversos segmentos. Atualmente, o Brasil detém o segundo maior rebanho bovino do mundo e figura entre os principais players mundiais na produção de carne. Nesse contexto, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão responsável pelas ações de assistência técnica e extensão rural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, estará presente, durante a Feicorte 2024, com uma equipe de extensionistas formada por integrantes do Grupo Técnico (GT) de Pecuária de Corte e da CATI Regional Presidente Prudente, apta a atender às demandas dos produtores rurais em temas importantes como melhoramento genético e sistemas de produção sustentáveis, como ILPF, bem como de informações quanto às linhas de crédito rural e regularização ambiental.
“Participar da Feicorte − um dos maiores eventos da pecuária de corte da América Latina − é gratificante para nós da extensão rural, pois há décadas a CATI atua fortemente no segmento, cumprindo um papel fundamental no desenvolvimento sustentável da atividade e da cadeia produtiva, com ações que engloabam desde o manejo de pastagens ao melhoramento genético do plantel, principalmente de pequenos produtores, até o incentivo à adoção de sistemas integrados de produção, como a ILPF”, comenta Ricardo Domingos Luiz Pereira, coordenador da CATI.
De acordo com o líder do Grupo Técnico de Pecuária de Corte da CATI, Savério Marino, para promover o desenvolvimento da pecuária paulista, o trabalho da instituição envolve várias diretrizes. “Nossas ações se iniciam com um diagnóstico atualizado da cadeia de bovinos de corte; treinamento e atualização constante de técnicos e produtores; abertura de novos mercados e novas oportunidades para a bovinocultura de corte; apoio na criação de associações e cooperativas de criadores; criação de um canal de comercialização e divulgação de preços e mercado para bovinos; acesso a animais de genética melhorada, em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), por meio do Programa Pró-Genética; incentivo à adoção de sistemas integrados de produção; e apoio a políticas públicas estaduais ligadas à pecuária”.
Programas que serão apresentados pela CATI na Feicorte
Pró-Genética: Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro
O Pró-Genética visa aprimorar o rebanho bovino nacional, tornando a genética melhorada acessível a todos os segmentos da cadeia produtiva de carne e leite no país. “Isso aumenta a produtividade e a renda do produtor rural por meio da oferta de touros melhoradores”, explica Ricardo Domingos Luiz Pereira, coordenador da CATI, informando que a participação no Pró-Genética começa com a orientação de um técnico da CATI. Aos interessados, Pereira recomenda: “Procure a Casa da Agricultura mais próxima de seu município e saiba mais sobre como melhorar seu rebanho”.
ILPF: área demonstrativa será uma das atrações na Feicorte 2024
Uma área demonstrativa do sistema ILPF estará disponível para visitação do público durante a Feicorte. Serão dois mil metros quadrados reservados para demonstrar as possibilidades de trabalho com os componentes deste sistema, com exposição de tecnologias e soluções, no âmbito das ações realizadas pela CATI no Programa Integra SP Agro junto à Rede ILPF − parceria público-privada formada por empresas da iniciativa privada, agente financeiro e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o objetivo de contribuir para o aumento da produtividade de forma sustentável no campo.
“O espaço demonstrará o sistema com plantio de eucalipto, pastagem e milho consorciados, além de uma área com mix de adubação verde voltada à conservação do solo, proporcionando uma experiência realista de tecnologias de produção de grãos, pastagens e florestas em sistema sustentável, com redução da emissão de gases de efeito estufa”, detalha o diretor da CATI Regional Presidente Prudente, Marco Aurélio Fernandes.
CATI apresentará resultados do Integra SP Agro durante a Feicorte 2024
De acordo com João Brunelli Júnior, engenheiro agrônomo da CATI, responsável pelo Integra SP Agro, no dia 20/11, em parceria com a Rede ILPF será realizado um seminário com palestras e atividades demonstrativas para divulgação de resultados do Programa com a participação de técnicos e produtores rurais de oito Regionais da CATI próximas a Presidente Prudente.
SERVIÇO
Feicorte - Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne
Data: 19 a 23 de novembro de 2024
Local: Recinto de Exposições 'Jacob Tosello' (Rodovia Raposo Tavares, km 563 - Presidente Prudente/SP)
Mais informações: www.feicortesp.com/ www.instagram.com/feicorte