CATI-SP

Homenagem - Solange Aparecida Narcizo - 18-12-1962 - 4-2-2025

O dia 4 de fevereiro de 2025 ficará marcado pela despedida de nossa amiga e extensionista na área administrativa, Solange Narcizo, servidora da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), efetiva do Departamento CATI Sementes e Mudas, que há alguns anos atuava como diretora no Departamento de Integração da Coordenadoria de Recursos Humanos (CORH) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Natural de Campinas, Solange deixa a irmã Simone Narcizo (servidora da Coordenadoria de Defesa Agropecuária) e outros familiares.

Ingressante no Serviço Público na CATI, contratada como CLT, em 1982, regime em que trabalhou até 31/10/1991, data a partir da qual passou a exercer a função de secretária em regime comissionado, Solange prestou concurso nesse período e, a partir de 1/9/1994, ingressou como servidora efetiva como oficial de apoio agropecuário. Em uma trajetória de grande dedicação, que a elevou a ocupar cargos de direção, em 2012 assumiu a diretoria de RH do então Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM) – atual CATI Sementes e Mudas. Na reorganização da Secretaria de Agricultura, ocorrida há alguns anos, passou a atuar na CORH, onde permaneceu até seu falecimento.

Para saber um pouco mais sobre esta servidora pública, que dedicou mais de 40 anos da sua vida à extensão rural na área administrativa, deixamos as palavras das colegas Nicete da Silva Balieiro e Borges, diretora administrativa da CATI Sementes e Mudas, e Ana Paula Alexandre Gomes, diretora no Núcleo de Integração de Pessoas.

“Mulher de gênio forte, carinhosa e com inúmeras outras qualidades que fomos descobrindo ao longo de 36 anos de convivência. Precisava saber chegar, com jeitinho. Aos poucos, fomos demonstrando a ela que era preciosa para nós e, principalmente, para Deus, e ela se permitiu ser amada e cuidada. Construímos ali uma amizade sincera, superando as dificuldades diárias impostas pelo trabalho. Enfim, construímos um relacionamento duradouro de carinho e amor ao próximo. E ela estará sempre em nossos corações, pois foram 36 anos de convivência no trabalho, praticamente uma vida inteira. Com uma dedicação e amor ímpares à sua vocação de servidora pública, sem falar na sua vontade de viver, trabalhou até onde Deus permitiu!”, Nicete Balieiro.

 

Solange Narcizo (de blusa azul, sentada à direita) em confraternização da CATI Sementes e Mudas em dezembro de 2024

 

“Solange foi muito mais do que uma colega de trabalho, ela foi uma amiga que a Secretaria me deu. Nos conhecemos em 1996 e, no ano de 2014, tive o privilégio de trabalhar com ela, na época em que era a diretora do Núcleo de Pessoal do DSMM,  e como aprendi com ela, sou grata por isso. Mas o que me marcou nessa jornada de amizade e companheirismo foi a sua imensa vontade de viver: mesmo diante das lutas com essa doença cruel que a acometeu, as químios, os enjoos e as limitações não a impediram de trabalhar. Ela tinha paixão pelo trabalho e, em especial, pelo seu amado DSMM, hoje CATI Sementes e Mudas. E Deus, na sua infinita bondade e amor, permitiu que nos reuníssemos na última reunião do Departamento, em Ataliba Leonel, onde estávamos todos ali para celebrar a vida!”

Nos despedimos de uma servidora e amiga, deixando nossas condolências à família, mas celebrando sua vida, que gerou muitos “frutos”, os quais continuarão a ser semeados pelos extensionistas paulistas da área administrativa e por todos aqueles que foram agraciados pela sua companhia, seu trabalho e seus conhecimentos!