CATI-SP

I Encontro de Produtores Rurais de Santo Antônio de Posse reúne sindicatos, associações e cooperativas para um encontro de informações e esclarecimentos

Organizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o I Encontro de Produtores Rurais de Santo Antônio de Posse, realizado na Câmara Municipal, na noite de 6 de junho, reuniu cerca de 80 participantes entre representantes de sindicatos, associações, cooperativas e autoridades em busca de conhecimento sobre as ações, os programas e projetos oferecidos pela pasta.

Com mais de 300 propriedades rurais e predominância na produção de hortaliças, milho, mandioca, abacate, limão, manga, flores plantas ornamentais, avicultura integrada e bovinocultura de leite, o município com cerca de 25 mil habitantes tem na agricultura uma importante fonte de emprego e renda.

Ao abrir o evento, João Brunelli Júnior, coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), representando o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, destacou a integração entre os órgãos da Secretaria. “Este Encontro mostra o fortalecimento da parceria entre os órgãos comandados por Arnaldo Jardim. Colocamos em prática hoje um dos quatro pilares orientados pelo secretário – que é o do apoio ao pequeno produtor, para que aumentem a produtividade e competitividade; levando em consideração suas outras recomendações que são o desenvolvimento da agricultura em harmonia com o meio ambiente; a aproximação da pesquisa com a extensão e a saudabilidade dos alimentos”, expôs Brunelli, que ministrou uma palestra sobre as políticas públicas para o agricultor familiar. O coordenador da CATI, que é natural de Santo Antônio de Posse, apresentou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social (PPAIS) e as declarações necessárias às atividades desenvolvidas pelos produtores. “Precisamos trabalhar como bons parceiros. Ao produtor, cabe a organização e ao município e Estado, o apoio”.

Compras Públicas da Agricultura Familiar foi o tema apresentado por Diógenes Kassaoka, diretor do Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). Em sua fala, Kassaoka explicou as facilidades conquistadas recentemente pela Secretaria, para a busca de editais abertos de compras públicas voltados aos produtores. “Oferecemos informação, análise e transparência e buscamos tornar as informações acessíveis a todos. A intenção é promover o desenvolvimento local. Ruim não é ser pequeno, mas estar sozinho; e os produtores paulistas não estão”.

Fernando Penteado, secretário-executivo do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), apresentou as linhas de financiamento para a produção agropecuária e sugeriu aos presentes: “Procurem a unidade da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do seu município, por meio dos Escritórios Regionais da CATI ou das Casas da Agricultura, para orientações na elaboração do projeto e organização do pedido, ou as agências do Banco do Brasil para mais informações”.

A segurança alimentar e a implementação das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional sustentável foram assuntos apresentados por Rudnéia Carla Augusto, diretora técnica do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). “Trabalhamos para intensificar ações junto aos municípios para fortalecer a segurança alimentar na perspectiva da assistência social, da saúde pública e da agricultura. Sociedade e governo devem discutir para que as demandas sejam conhecidas e as soluções encontradas”, avalia Rudnéia, informando que é preciso envolvimento de vários atores para que haja o avanço na implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) no âmbito municipal.

Após as palestras, um debate pôde esclarecer as dúvidas dos participantes, que aprovaram o Encontro. “Parabenizo a iniciativa da Secretaria de Agricultura por um encontro tão esclarecedor. Peço apoio para que incentivem as prefeituras no oferecimento de editais para compras públicas e para que haja transparência em todo o processo”, solicita Carlos Pereira, do Sindicato Rural de Mogi Mirim. Já o produtor de hortaliças de Santo Antônio de Posse, Guilherme Sbeguen, diz que teve acesso a informações desconhecidas durante o Encontro. “Financiamentos, compras públicas e documentações foram assuntos que puderam ser mais compreendidos durante as explicações dos técnicos da Secretaria. Valeu muito a pena”.

Presente ao evento, o prefeito de Santo Antônio de Posse, Norberto de Olivério Júnior, agradeceu a equipe “sempre a postos” da Secretaria. “O Estado de São Paulo tem muito a oferecer e encontros como esse são uma grande oportunidade de troca de conhecimento para que o produtor cresça em produtividade e qualidade. Aproveito para agradecer o secretário Arnaldo Jardim pelo apoio ao nosso município com a estrutura da Patrulha Agrícola. Receberemos trator, semeadora, pulverizador e esparramador”, animou-se o prefeito.

Para José Benedito de Oliveira, da assessoria técnica do gabinete da Secretaria de Agricultura, que organizou o evento e levou aos presentes uma mensagem em vídeo do secretário Arnaldo Jardim, o evento cumpriu seu papel. “Fiquei satisfeito por ver tantos produtores presentes durante todo o evento, que durou mais de três horas, atentos às apresentações e interessados nos assuntos abordados. Esse é o nosso papel; integrar e aproximar os produtores dos serviços oferecidos pela Secretaria”.

Estiveram presentes no evento Roberto Machado, diretor da CATI Regional Mogi Mirim; Dianora Santos da Cunha, vice-prefeita de Santo Antônio de Posse; Hiroshi Onoda, presidente da Câmara Municipal; Fernando Serra, secretário de Educação; o vereador Esquerdinha, entre outras autoridades e lideranças.


Mais informações: (19) 3743-3870 ou 3743-3859
jornalismo@cati.sp.gov.br