CATI-SP

InterTech Agro na Expo Rio Preto: Programa Cacau SP ganha painel com uma programação abrangente com participação de especialistas, produtores e visita técnica

 

Realizada no âmbito da Expo Rio Preto, a InterTech Agro se consolida como espaço de difusão de conhecimento e novas tecnologias. Pelo segundo ano consecutivo, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) – Regional São José do Rio Preto integrou a comissão organizadora e esteve à frente do painel do Cacau

 

A Expo Rio Preto tem cacau! E com informações de qualidade! Pelo segundo ano consecutivo, a cultura do cacau ganhou destaque na programação da InterTech Agro, evento de difusão de inovação e conhecimento sobre diversas cadeias produtivas, realizado pela prefeitura municipal e pela Associação Comercial e Industrial de São José do Rio Preto (Acirp), com apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio da CATI e da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).

 

  

 

Com a casa “cheia” de produtores, representantes da indústria do chocolate e interessados na cultura do cacau e no plantio em São Paulo, a InterTech Cacau reuniu especialistas e produtores experientes em uma série de palestras, bem como em uma visita técnica a propriedades onde o cacau está em plena produção, como a Fazenda São Luiz, no município de Tabapuã - propriedade pioneira e referência na produção de cacau na região -, e ao Rancho do Cacau, em Mendonça, município onde foi implementada a Rota do Cacau como incentivo ao turismo rural e, de forma pioneira, a introdução de chocolate com alto teor de cacau como alimento funcional na merenda escolar, alcançando cerca de 600 crianças, após a capacitação de produtores(as) na Cozinha Alimento e fábrica de chocolates instaladas na Casa da Agricultura local, que estão produzindo chocolates com amêndoas da região.

 

 

A visita também incluiu um ponto estratégico no município de Adolfo: a Unidade de Adaptação de Tecnologia instalada pela CATI em parceria com a Fazenda Fartura. 

 

    

 

“Neste ano, após o sucesso da primeira edição da InterTech Agro, realizada no ano passado, ampliamos nossa atuação neste evento que reúne diversos parceiros em uma série de iniciativas que visam ativar e fortalecer inúmeras cadeias produtivas, promovendo inovação, engajamento e conexão entre os elos do segmento agro”, explicam Ricardo Domingos Luiz Pereira, coordenador da CATI, e Fernando Miqueletti, diretor da CATI Regional São José do Rio Preto.

 

 

O Programa Cacau SP, executado pela CATI com apoio de parceiros públicos e privados, tem atraído atenção dentro e fora do Brasil. “Saber que São Paulo está produzindo amêndoas de qualidade tem despertado o interesse de produtores de diversas regiões do Estado de São Paulo (além do noroeste paulista, onde o Programa foi iniciado, em 2014, com a produção em sistema integrado com seringueira e banana; e do Vale do Ribeira onde a produção está sendo revitalizada), de outros estados, bem como da indústria e de entidades de pesquisas”, explica o coordenador da CATI, enfatizando que essa união de atores favorece o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do cacau em São Paulo.

 

 

Jaime Ricena, presidente executivo da Abicab, corrobora a visão do coordenador da CATI. “O mundo vive um momento de oportunidades para o cacau e o Brasil pode aproveitar esta oportunidade, fortalecendo os estados que já produzem e outros estados e polos que têm potencial para produzir, para que possamos abastecer este mercado crescente. Após tudo o que vimos nesta visita, as experiências que trocamos e o estreitamento de laço com o governo do estado, por meio da CATI, levaremos essas demandas para a indústria para que possamos fazer uma conexão para o desenvolvimento da cacauicultura no Estado de São Paulo”.

 

Painel cacau na InterTech Agro 2024

Em vista do grande interesse na cultura do cacau em solo paulista, a programação da InterTech Agro reservou integralmente um dia para o painel do cacau. O objetivo foi trazer conteúdos relevantes sobre a cadeia produtiva, os quais foram ministrados por especialistas de diversas regiões brasileiras e produtores rurais, que trouxeram para a mesa de debates os desafios e oportunidades do setor.

 

 

De acordo com André Seixas, vice-presidente da Acirp, que organiza o InterTech Agro com a Prefeitura de São José do Rio Preto − e apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo e Secretaria de Turismo e Viagens −,  “o InterTech Agro traz especialistas, conteúdos atuais e ações para contribuir com o desenvolvimento de estratégias para impulsionar a eficiência e a rentabilidade de diferentes cadeias do agro. E o cacau tem se mostrado uma alternativa rentável e sustentável em nossa região. Como temos uma parceria estreita com a CATI na realização das ações do Programa Cacau SP e dado o sucesso das palestras sobre o tema na edição passada, ampliamos o painel para atender o grande número de interessados”.