MUNICÍPIO AGRO - RANKING PAULISTA premia municípios em cerimônia na capital paulista

Programa da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Município Agro – Ranking Paulista visa promover o desenvolvimento rural sustentável no Estado.

Para estimular as prefeituras a implementarem e desenvolverem agendas estratégicas estaduais e assim fortalecer a gestão rural local, bem como melhorar produtividade e sustentabilidade do agronegócio paulista, o Programa Município Agro - Ranking Paulista chega à sua 4.ª edição. O Programa premiou, em cerimônia no último dia 30 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, os municípios de Capão Bonito, Joanópolis e Valparaíso, em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Com o objetivo de orientar os municípios no atendimento às diretrizes do Programa do Governo Estadual Cidadania no Campo, por meio da parceria entre os entes governamentais, o Município Agro é um Programa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) - com colaboração da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro) -, órgão cujos extensionistas são responsáveis por toda a análise dos documentos necessários para o ranqueamento dos municípios. Participaram dessa edição 345 municípios, mais da metade dos (645) do Estado, com 143 certificados e premiados, num valor total de R$ 5 milhões.

"O Ciclo 2021/2022, que, com grande satisfação e sentimento de missão cumprida, hoje encerramos, é fruto do trabalho árduo e conjunto do Estado e das prefeituras, pautado pela lisura e clareza que assim exigem as normas que foram preconizadas. Muitas foram as melhorias alcançadas, nesses quatro anos de existência do Programa", declara Fabiana Ferreira da Costa Gouvea, coordenadora geral do Grupo Técnico de Trabalho do Programa Município Agro - Ranking Paulista.

Para Alexandre Manzoni Grassi, coordenador da CATI, a entrega de mais um ciclo do Município Agro – Ranking Paulista é uma vitória. “Este é um trabalho que envolve muitos técnicos e demanda grande comprometimento da instituição. O Município Agro é um Programa que nos aproxima dos municípios, estimulando-os a olhar para o agro, para suas propriedades rurais e para o impacto dessas em suas realidades locais. Também é um meio de levar as políticas públicas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento para os produtores das cidades participantes".

Sobre o Município Agro – Ranking Paulista

Criado pelo Decreto Estadual n.° 64.467/2019 e regimentado pela Resolução SAA n.° 15/2022, o Programa segue incentivando, por meio de mecanismos técnicos, modernos e transparentes, o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário.

Sua proposta inovadora incentiva parcerias público-privadas, bem como contempla segurança, mobilidade, conectividade, preservação ambiental, saneamento, entre outras áreas, com o objetivo de garantir mais qualidade de vida para os cidadãos do campo.

Com diretivas que norteiam uma gestão pública mais eficiente das regiões rurais, visando oferecer serviços públicos de qualidade, maior segurança, conectividade, acesso, entre outros, o Programa contribui para o desenvolvimento do Estado de São Paulo como um todo, impulsiona a economia dos municípios e o crescimento da indústria de alimentos e serviços.

Os excelentes resultados obtidos em suas quatro edições mostram que, a cada ano, as prefeituras que aderem ao Município Agro – Ranking Paulista apresentam trabalhos eficientes na gestão de bens e recursos públicos, com visão estratégica para a sustentabilidade do agro e geração de emprego e renda para a população.