Atividades de extensão universitária motivam alunos a compreender a realidade dos extensionistas em campo e os caminhos da comunicação digital com produtores rurais
Alunos de Engenharia de Biossistemas e Zootecnia, da Faculdade de Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP), Campus Pirassununga, puderam conhecer um pouco mais da prática da vida do extensionista rural junto às famílias do campo e de projetos transformadores das realidades das comunidades do entorno, em palestra e roda de conversa no último dia 14 de março. Esta foi a primeira ação do projeto de cooperação em andamento entre a USP e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, órgão que foi representado por uma equipe formada por Carolina Darcie, socióloga; Felipe Augusto Alves do Nascimento, zootecnista; Fernando Borboni, diretor da CATI Regional Limeira; Juliano Quarteroli Silva, engenheiro agrônomo, e Viviane Schons de Ávila, engenheira agrônoma (ambos da CATI Regional Limeira); e Gerson Alvim Neto, engenheiro agrônomo, chefe da Casa da Agricultura de Pirassununga. Eles apresentaram o trabalho realizado pela CATI aos estudantes do terceiro semestre, sob orientação do Prof. Dr. Luis Fernando Soares Zuin.
"A parceria com a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP representa uma oportunidade estratégica para fortalecer nossas ações e modernizar nossos canais de comunicação. Os alunos envolvidos no projeto realizarão um trabalho estruturado de diagnóstico e proposição de soluções para aprimorar a comunicação da CATI com seus diversos públicos. A partir da análise dos nossos produtos e serviços, identificarão oportunidades e desenvolverão estratégias inovadoras para ampliar o alcance e a eficácia das nossas iniciativas", comenta Ricardo Pereira, coordenador da CATI.
A Comunicação Digital para Produtores e a Extensão Rural foram temas abordados pela socióloga Carolina, em sua prolação, seguida pela caracterização do público atendido pela instituição, programas e projetos, na fala do zootecnista Felipe.
A parceria será realizada na disciplina “Gestão, Inovação e Empreendedorismo”, do curso de Engenharia de Biossistemas da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP. As atividades de extensão propostas nessa disciplina, as quais serão realizadas pelos alunos, resultarão em um projeto finalizado de comunicação digital, que será avaliado pela CATI. "Tenho certeza que a parceria realizada para as atividades de extensão com a CATI será muito importante para a formação dos alunos que irão cursar a disciplina ‘Gestão, Inovação e Empreendedorismo’", frisou o professor orientador, Zuin.
"Nosso trabalho na CATI consiste em aproximar inovações das realidades do campo, garantindo que as informações cheguem de forma acessível, aplicável e transformadora. E para isso, a comunicação é essencial. Acredito que essa experiência será enriquecedora para todos os envolvidos. Os alunos terão contato direto com uma realidade complexa e dinâmica, aprendendo a pensar soluções práticas para desafios reais. E, para nós da CATI, será uma oportunidade de olhar para nossa forma de trabalhar com um novo olhar, aperfeiçoando nossa estratégia para fortalecer ainda mais o trabalho da extensão rural em São Paulo", finaliza Carolina.