A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, leva para a Agrishow inúmeras publicações. Estarão à venda vários títulos, entre boletins e manuais técnicos, além de instruções práticas. O objetivo é oferecer aos produtores rurais informação técnica, produzida pela equipe da CATI e por parceiros. O visitante da Feira também pode levar para casa gratuitamente materiais impressos como folderes, volantes, receitas, a Revista Casa da Agricultura, entre outros materiais.
O setor de publicações oferece livros sobre diversas culturas e seus manejos em Boletins e Manuais Técnicos. Assuntos relacionados ao tomate, leite, à carne suína, aos alimentos orgânicos, à adubação verde, apicultura, goiaba, cebola, ao morango, entre outros. No site da instituição (www.cati.sp.gov.br) também é possível verificar a listagem e os preços de todas as publicações, que podem ser adquiridas e enviadas para todo o Brasil http://www.cati.sp.gov.br/portal/produtos-e-servicos/publicacoes/lista-de-publicaes-completa
O Setor de Publicações faz parte do Centro de Comunicação Rural (Cecor/CATI) e fica localizado na sede da instituição, em Campinas. É possível entrar em contato pelo e-mail publicacoes@cati.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3743-3858.
Saiba mais sobre duas publicações bem procuradas pelo público!
Instrução Prática (IP) 260 “Processamento Artesanal de Hortaliças – Conservas”.
O hábito de preservar alimentos surgiu da necessidade de o homem fazer estoques para ter reservas alimentares nos períodos de escassez. No caso das hortaliças, houve a ideia de conservá-las para posterior utilização por serem altamente perecíveis. Com base nisso, a CATI possui em seu Setor de Publicações a Instrução Prática (IP) 260 “Processamento Artesanal de Hortaliças – Conservas”. O material traz informações sobre a conservação de hortaliças e também apresenta os métodos e as técnicas para o processamento artesanal de hortaliças. A Instrução Prática, que foi produzida por especialistas da CATI, ensina o processamento artesanal de hortaliças, processos totalmente viáveis de serem executados no ambiente doméstico, pois não necessitam de materiais sofisticados ou aplicação de procedimentos complexos.
De acordo com a nutricionista da CATI, Beatriz Cantusio Pazinato, uma das autoras e coordenadora responsável pelo trabalho, a conservação artesanal de hortaliças é de grande valia para os pequenos produtores que querem aproveitar a sobra de sua produção, evitando perdas e desperdícios. “Certamente haverá também muito interesse das donas de casa que querem fazer economia, adquirindo as hortaliças quando estão sendo vendidas a preços baixos para tê-las disponíveis fora de época ou quando os preços estiverem mais altos”, explica.
Ao longo do tempo, muitos procedimentos foram sendo aplicados baseados em experiências. Por meio de sua força de observação, inteligência e criatividade, o homem procurou resolver o problema da deterioração dos alimentos. Processos de conservação, empregados há séculos, surgiram muito antes dos utilizados atualmente. Desses processos surgiu a tecnologia dos alimentos, a ciência que estuda os métodos e as técnicas de processamento, controle, embalagem, armazenamento e utilização dos alimentos, permitindo melhor transporte e distribuição para torná-los mais disponíveis à população.
A IP, que pode ser adquirida por R$ 15,00 no Setor de Publicações da CATI, em Campinas, ou via Correios, traz, além dos métodos de conservação e processamento, técnicas de preparo de receitas, como pasta de alho, pimentões no azeite, suco de tomate, entre outros.
“Qualquer pessoa voltada à arte de preparar alimentos ficará entusiasmada em aprender a fazer conservas. Ter a despensa repleta de produtos especiais, feitos com ingredientes selecionados e da melhor qualidade, podendo, ainda, presentear os amigos e até comercializar em feiras de artesanato e festas regionais, é muito bom”, opina a nutricionista Beatriz Cantusio.
Congelamento Doméstico de Alimentos
A CATI possui também em seu Setor de Publicações a Instrução Prática 264, intitulada “Congelamento Doméstico de Alimentos”.
Para alguns, congelar alimentos é simplesmente colocá-los no freezer, sem embalagens e/ou critérios adequados, o que prejudica a conservação. “Se as técnicas corretas não forem obedecidas, as características como o sabor, a consistência, aparência e cor podem ficar alterados”, explica Beatriz Cantúsio, que também é autora dessa publicação.
O trabalho traz conceitos, regras básicas e todas as técnicas de congelamento e descongelamento dos mais diversos alimentos. Dessa forma, qualquer receita poderá ser adaptada para o congelamento, o que simplificará as tarefas do dia a dia, além de diminuir o tempo para confecção de preparações culinárias e, principalmente, aumentar a qualidade das refeições e a segurança alimentar. A publicação também pode ser adquirida pelo valor de R$ 15,00.
Mais informações: (19) 3743-3870 ou 3743-3859