No último dia 12 de maio, foi realizada a segunda etapa do projeto Horta Educativa na EEPS Prof. Célia Primo Calil, em Lucianópolis, que inclui o plantio de hortaliças, ervas aromáticas, plantas medicinais e PANC. Essa iniciativa tem como objetivo promover práticas alimentares saudáveis para toda a comunidade. Por meio dos alunos, os pais também passarão a conhecer hortaliças, ervas aromáticas, plantas medicinais e PANC, que antes desconheciam, podendo assim incorporá-las à sua alimentação.
O propósito da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Bauru, com o projeto de implementação da horta, é incentivar o uso consciente das plantas medicinais, estimular a utilização de temperos naturais, ervas e especiarias, além de reduzir o consumo de sal. Também se busca identificar as principais plantas medicinais utilizadas na região, estimular a cooperação entre os alunos, promover a consciência ambiental, contribuir para o desenvolvimento de alimentos funcionais, valorizar o sabor e aroma dos alimentos, bem como incentivar os alunos a experimentarem novos sabores e aromas, promovendo mudanças nos hábitos alimentares.
O público-alvo são alunos da 1.ª e 3.ª séries do Ensino Médio, totalizando 15 estudantes. As atividades são realizadas pela engenheira agrônoma da CATI, Erika Yamaguti, durante uma hora e meia por semana, nas disciplinas Clube Juvenil e Práticas Experimentais e Eletivas.
O projeto ainda está na fase inicial de implantação, contando com parcerias de empresas privadas para sua realização.
A primeira etapa do projeto consistiu em reuniões entre secretarias municipais de Educação e de Agricultura e a CATI, por intermédio da Casa da Agricultura de Lucianópolis.
(Com informações de CATI Regional Bauru)