Na segunda quinzena de junho, a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) promoveu, por intermédio do Escritório Regional de Itapeva, uma capacitação voltada aos técnicos e produtores do município de Guapiara. O Dia de Campo foi direcionado aos técnicos e produtores e foram abordadas tanto técnicas de implantação de pomares como a realização de podas de inverno relativas à cultura do pêssego.
O município de Guapiara tem um grande histórico de produção de pêssego, já tendo sido considerado a “capital do pêssego” no Estado de São Paulo; além disso, é conhecido como produtor de outras fruteiras temperadas, como ameixa e caqui. “Nos últimos anos, muitos agricultores têm reduzido a área de plantio e até mesmo erradicado muito os pomares de pêssegos devido às crescentes quedas de produtividade e os baixos preços de comercialização dos produtos. Nesse sentido, nós temos acompanhado alguns fruticultores na tentativa e alavancar novamente essa cadeia”, explica a extensionista responsável pela Casa da Agricultura local, Jucileia Irian dos Santos.
O Dia de Campo foi realizado atendendo a uma demanda dos produtores da Associação Bom Jesus, tendo sido realizado na propriedade do produtor João Rodrigues de Almeida. Estavam presentes 14 agricultores, além dos técnicos da CDRS Regional Itapeva, somando 20 participantes. Os principais temas abordados foram “Correção de fertilidade de solo para implantação de pomares”, ministrado pela técnica responsável pela Casa da Agricultura, e “Manejo de poda de inverno” foi o tema ministrado por Emmanuel Moraes, diretor técnico da CDRS Regional Itapeva.
Foram convidados também a apresentar outros temas, o diretor técnico do Núcleo de Produção de Mudas de Itaberá, Marcos Augusto, que apresentou um panorama do curso de manejo de um pomar de pêssego. Encerrando as atividades, o técnico Paulo Leite, da Regional Itapeva, falou sobre o projeto da cadeia produtiva de leite e os demais projetos que estão sendo desenvolvidos pela CDRS para a região.
“Os agricultores se mostraram muito animados com o Dia de Campo e já solicitaram a organização de outras capacitações voltadas à cultura do pêssego”, avaliou Jucileia dos Santos, que já está planejando uma próxima atividade a ser realizada em outubro deste ano, para abordar temas como manejo fitossanitário e poda de verão em pomares de pêssego.
Mais informações: (19) 3743-3870 ou 3743-3859