CATI-SP

Santana da Ponte Pensa promove capacitação em rastreabilidade de produtos vegetais frescos

 

A Casa da Agricultura de Santana da Ponte Pensa, vinculada à CDRS Regional Jales, promoveu em fevereiro, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), uma capacitação que teve como tema a “Rastreabilidade de Produtos Vegetais Frescos". O município caracteriza-se pela agricultura familiar com diversificação das atividades agropecuárias e esta é a segundo evento com o objetivo de orientar os agricultores que trabalham com frutas e hortaliças sobre o assunto.

A rastreabilidade é o conjunto de procedimentos que permite detectar a origem e acompanhar a movimentação de um produto ao longo de uma determinada cadeia produtiva por intermédio de elementos informativos e documentais registrados. Trata-se de uma ferramenta que visa monitorar e controlar os resíduos de defensivos agrícolas, com a finalidade de levar ao consumidor alimentos frescos saudáveis, seguros e de qualidade.

 

 

 

“Os produtores presentes ao encontro ficaram atentos quanto às prioridades de adequação à rastreabilidade, dentro e fora da propriedade;  entenderam sobre a importância de seguir as recomendações técnicas e de adotar todos os procedimentos para a rastreabilidade. Porém discutiram e alertaram sobre a falta de registro para as pequenas culturas, conhecidas como minor crops”, alertou a engenheira agrônoma Dilma Ono, responsável pela Casa da Agricultura.

Com a adoção da rastreabilidade, tem-se a possibilidade de identificar falhas e perdas na produção, melhorar a gestão, a eficiência, a produtividade, além de economizar recursos, diminuir as contaminações no meio ambiente e, principalmente, oferecer proteção à saúde de todos os envolvidos.

A obrigatoriedade da rastreabilidade surgiu a partir da Instrução Normativa Conjunta (MAPA/Anvisa) INC n.º 2, de 7 de fevereiro de 2018, visando ao monitoramento e controle de resíduos de defensivos agrícolas em todo o território nacional.

 

Mais informações: (19) 3743-3870 ou 3743-3859
imprensa.cdrs@sp.gov.br