CATI-SP

Secretaria de Agricultura apresenta, na Agrishow, mostra de produtos da agricultura familiar

 

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Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da CATI, convida associações e cooperativas de produtores rurais das regiões de Ribeirão Preto, Jaboticabal e Araraquara, que participam do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, para demonstrarem seus principais produtos.

Uma mistura de cheiros e cores característicos de frutas e legumes toma conta do estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e quem visita o local pode conferir a qualidade dos produtos dos agricultores familiares paulistas. Carambola, banana, abacaxi, abacate, limão, berinjela, pimentão, tomate, sucos, entre outros produtos aguçaram o paladar dos participantes da Agrishow.  

Em um mural instalado no espaço da Secretaria de Agricultura, é possível verificar os resultados do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, que contabiliza o atendimento a 205 Propostas de Iniciativa de Negócio. 

                      


“Existe uma previsão para que da sexta e última Chamada Pública, realizada no ano passado, sejam aprovadas mais 140 novas Propostas de Negócio no valor de cerca de R$ 60 milhões”, afirma Vera Lúcia Palla, engenheira agrônoma responsável pela avaliação de impactos e resultados do Projeto Microbacias II. “É uma oportunidade também de mostrar aos visitantes o resultado do trabalho que a Secretaria de Agricultura vem fazendo por meio da CATI, órgão responsável pela implantação do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado no Estado de São Paulo”, argumenta a técnica. 

Várias cadeias produtivas foram atendidas pelo Projeto Microbacias II, as que mais se destacam são a olericultura e fruticultura, com 144 Propostas apoiadas, mas a cadeia leiteira, que tem o apoio do Projeto CATI Leite de gestão das propriedades, também teve grande adesão por parte dos produtores. “Além de melhorarem a infraestrutura das associações, adquirirem veículos para a melhor logística de comercialização, o maior ganho foi a união e o empoderamento dos participantes. Eles tiveram que se organizar para apresentar propostas coerentes e viáveis,  verificar toda a parte burocrática de documentação,  e  conseguir os recursos financeiros necessários para dar a contrapartida de 30%  exigida pelo Projeto; todo esse movimento fez com que se sentissem donos do seu próprio negócio”, afirma o engenheiro agrônomo João Brunelli Junior, gerente técnico do Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado.


Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado - Resultados
 

Chamadas Públicas

Propostas Aprovadas

Propostas em Execução

Valor das Propostas

Valor apoiado pelo Projeto

Contrapartida Organizações

1.ª

36

33

    19.965.334,33

    13.441.894,65

   6.523.439,68

2.ª

40

33

    18.964.119,50

    12.894.895,21

   6.069.224,29

3.ª

35

27

         17.560.224,68

         11.736.703,99

        5.823.520,69

4.ª

52

50

    33.771.677,48

    21.441.979,97

 12.329.697,51

5.ª

61

60

    34.115.681,80

    23.420.828,05

 10.694.853,75

 

224

203

  124.377.037,79

    82.936.301,87

 41.440.735,92

 

 

 

 

 

 

6.ª *

140

 

    99.068.010,00

    61.594.425,00

 37.473.585,00

 

 

 

 

 

 

Indígenas

6

6

               674.737,01

               603.520,63

              71.216,38

Quilombolas

13

14

            2.068.238,85

           2.003.740,99

              64.497,86

 

19

20

      2.742.975,86

      2.607.261,62

      135.714,24

 

 

 

 

 

 

TOTAL GERAL

383

223

  226.188.023,65

  147.137.988,49

 79.050.035,16

* Valores estimados das propostas em análise.

 

 

 

 

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