Evento teve como objetivo atualizar e qualificar o corpo técnico da CATI
A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), por meio do Grupo Técnico (GT) de Pecuária Leiteira, realizou, entre 22 e 24 de abril de 2025, o treinamento “Importância dos controles econômicos e zootécnicos para a tomada de decisão nas propriedades CATI Leite”. O evento ocorreu na CATI Regional Catanduva e reuniu profissionais para capacitação em gestão eficiente da atividade leiteira.
Ministrado pelo médico-veterinário da CATI, Ricardo dos Santos da Silva, e pelo chefe adjunto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Pecuária Sudeste, André Monteiro Novo, o curso combinou análise técnica − como apresentação das planilhas de controle das propriedades atendidas pela Regional de Catanduva − com prática em campo, incluindo visitas a unidades produtivas para aplicação dos conceitos discutidos.
Os participantes exploraram indicadores zootécnicos, ferramentas gerenciais e estratégias para otimização de resultados, com ênfase em: manejo de pastagens e produção de volumosos suplementares; nutrição animal no período de seca e criação de bezerros; e demais temas prioritários para a cadeia leiteira.
A iniciativa buscou atualizar e qualificar o corpo técnico da CATI, fortalecendo sua atuação no Projeto CATI Leite. A abordagem teórico-prática permitiu a troca de experiências e consolidação de conhecimentos para orientação mais assertiva aos produtores rurais.
(Com informações do GT de Pecuária Leiteira)