À frente da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o engenheiro agrônomo, até então diretor técnico da CATI Regional São José do Rio Preto, aposta na maior presença de técnicos e extensionistas no campo para o desenvolvimento rural sustentável
Engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Marília, Ricardo Domingos Luiz Pereira é o novo coordenador da CATI, desde sua nomeação em 3 de outubro de 2023.
Ricardo ingressou na carreira de assistente agropecuário em 2008. Foi chefe da Casa da Agricultura de Estrela d´Oeste de 2008 a 2009. De 2015 a 2020, foi assistente de planejamento da Regional de Votuporanga. Assumiu a direção técnica da CATI Regional São José do Rio Preto em 2021, onde permaneceu até sua nomeação para coordenador da CATI.
Natural de Macedônia (SP), Ricardo nasceu em 8 de fevereiro de 1975. É casado e pai de duas filhas. Apreciador de gado zebu, é reconhecido entre os colegas pela capacidade de agregar e mobilizar técnicos, produtores e parceiros para o desenvolvimento da agricultura no âmbito paulista. Um de seus trabalhos de evolução mais marcante é o atual Programa Cacau SP, uma iniciativa pioneira da Regional por ele dirigida, na qual o plantio consorciado de cacau, banana e seringueira promove aumento de rentabilidade para produtores, inicialmente da região e, atualmente, de todo o Estado.
Para Ricardo, a presença dos técnicos e extensionistas no dia a dia dos produtores rurais é essencial para a entrega de resultados positivos, tanto para os produtores quanto para toda a agricultura paulista. "Somos uma coordenadoria que existe para dar apoio ao produtor rural, mas o produtor rural também é nosso esteio! Temos que estar sempre caminhando lado a lado com os produtores, certos de que esse diálogo e prática cotidianos tornam nosso Estado cada vez melhor. Este sempre foi meu ideal: que a Casa da Agricultura retome seu papel de referência do agro em todos os nossos municípios. O momento é de integração. A proposta é de que a CATI ofereça o máximo de suporte aos produtores rurais paulistas, contando com a CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária), a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e a Codeagro (Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios)”, comenta o coordenador.
Ricardo Domingos Pereira é novo coordenador da CATI