CATI-SP

Parcerias com Outras Instituições


Milho Mais SP

PROGRAMA

 

 

DIRETRIZES GERAIS

 

JUSTIFICATIVAS

 

1. A cultura do milho é, para Estado de São Paulo, uma das principais atividades agrícolas com fundamental importância na nossa estrutura socio econômica.

2. As mais variadas atividades das cadeias produtivas de proteína animal (avicultura, suinocultura, bovinocultura de leite e de corte e a equinocultura) tem neste cereal dependência estratégica para o desempenho e sucesso de suas execuções.

3. São Paulo possui atualmente uma produção de milho inferior à demanda, com um déficit em torno de 3,6 milhão de toneladas/ano; 1

4. Trata-se de uma cultura que tem aptidão agronômica e tradição em praticamente todo território paulista, estando presente em 90% dos 645 municípios do Estado.

5. O Valor Bruto da Produção (VBP) do milho em São Paulo, em 2021, foi a R$ 5,6 bilhões;

6. Observa-se grande desigualdade de produtividade e tecnologia de produção entre produtores de diversas regiões do Estado de São Paulo;

7. O milho é fundamental para o manejo de Sistemas de Produção sustentável.

 

CONTEXTO

A busca por uma maior oferta do grão (milho) originados do estado de São Paulo para melhor atender as mais variadas cadeias do agronegócio paulista, aliada a possibilidade de melhoria da produtividade em algumas regiões produtoras de milho, motivaram a parceria entre a Secretaria da Agricultura, através da CATI, e empresa do setor agro produtoras de insumos e equipamentos a efetivarem uma parceria público-privada.

Com foco na expansão da cultura e melhoria da produtividade em 15 regionais da CATI onde a produtividade média está abaixo da média estadual, o programa MILHO + SP busca integrar as diversas oportunidades para incrementar a produção de milho no estado.

Desta forma, na parceria para maior sinergia na busca destes objetivos, a SAA-CATI e as empresas CORTEVA, YARA E VALTRA estabeleceram um programa de atuação conjunta de longo prazo (2023-2030).

Para alcançar os objetivos, foram determinadas duas estratégias:

1- Na reforma de pastagens, incentivar a utilização de cultivo deste cereal;

2- Incrementos da produtividade nas áreas que já cultivam o milho através de transferência de tecnologia (tanto no que se refere ao potencial genético, como no manejo da cultura).

 As ações locais são baseadas em palestras de orientação aos produtores e instalação de campos de demonstração ou vitrines tecnológicas, para realização de encontros técnicos e dias de campo para os produtores e técnicos.

 

Regionais do Programa

Andradina
Araçatuba
Assis
Catanduva
Dracena
Fernandópolis
General Salgado
Jales
Marília
Ourinhos
Presidente Prudente
Presidente Venceslau
São José do Rio Preto
Tupã
Votuporanga
 

ACESSE AQUI: 10 MANDAMENTOS DO PROGRAMA MILHO + SP

 

Para maiores informações, contatar: gabinete.cati@sp.gov.br

 

 

 

 Corteva Agriscience internal s – Apps no Google Play                       logo-yara | Agromine              Logo Valtra – Logos PNG 

 

 MIURA, M. Estimativa de Oferta e Demanda de Milho no Estado de São Paulo em 2022. Análises e Indicadores do Agronegócio, São Paulo, v. 17, n. 8, p. 1-4, ago. 2022